Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Tipos de família: monoparental, contemporânea, tradicional e mais

Perguntas e respostas sobre tipos de família, como a tradicional, neoparental, numerosa, etc. Quais outros tipos que podemos encontrar? Veja as respostas.

Página Inicial / Casa e Estilo de vida

Quais são os tipos de família existente?

Os tipos de família mudam de acordo com a evolução da sociedade. Nos dias de hoje, podemos encontrar as famílias do tipo monoparental, contemporâneas, tradicionais e outras.

Conforme o nome indica, uma família monoparental é aquela formada por somente um pai ou uma mãe. Ou seja, uma mãe solteira, viúva ou separada e seus filhos ou então um pai solteiro, viúvo ou separado juntamente com seus filhos.

E uma contemporânea?

Contemporâneo é tudo aquilo que existe no nosso tempo. Por isso, este conceito diz respeito a toda e qualquer formação familiar que encontramos nos dias de hoje nos lares do mundo todo.

E a palavra que resume o conceito deste tipo de família nos dias atuais é a diversidade. Vale lembrar que o conceito definido e entendido por muitos que a união de pessoas do mesmo sexo é uma família, não tem fundamento na tradição cristã.

O que pode ser considerado uma família tradicional?

Chamamos de família tradicional aquela formação que estamos mais acostumados a ver em nosso dia a dia. Estes grupos geralmente são formados por um casal heterossexual e seus filhos. Este tipo de agrupamento social também pode ser chamado de nuclear tradicional.

E uma família extensa?

De forma geral, podemos dizer que uma família extensa é aquela que também diz respeito a não somente pais e filhos, mas avós, tios, primos e outros parentes que possam surgir através de laços sanguíneos ou por casamentos.

Quais outros tipos que podemos encontrar?

Há ainda as famílias que existem e se formam sem nenhum laço jurídico, ou seja sem casamento ou contratos previamente assinados, as chamadas stepfamílias, que são a união de diferentes grupos sob o mesmo teto, como por exemplo uma mãe viúva com filhos, passa a morar junto com um pai separado com outros filhos.

Quais os direitos das diferentes famílias?

Todas as famílias encontradas nos dias de hoje e os modelos que ainda virão, possuem os mesmos direitos civis e também os deveres das tradicionais ou nucleares. Portanto é preciso haver respeito e tolerância para todos em toda a sociedade para que possamos viver em harmonia.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes