Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Patrono e patrimônio. O que é e diferenças

Perguntas e respostas sobre patrono e patrimônio. O que é patrono? O que ele faz? O que ele faz nas cerimônias de colação de grau? Patrono e paraninfo são a mesma coisa? O que é patrimônio? Bens? Obrigações?

Página Inicial / Conhecimentos Gerais

O que é patrono?

Patrono é uma personalidade que é escolhida para ser a padroeira ou padrinho de uma turma de formandos, que normalmente é homenageada durante uma cerimônia de colação de grau.

O que ele faz?

Como uma definição generalista, o patrono é algo ou alguém que defende alguma causa ou ponto de vista. No âmbito religioso, por exemplo, o patrono pode ser considerado um padroeiro, ou seja, algum santo que é conhecido por defender determinado grupo de pessoas ou situação específica. O patrono é aquele que defende, aconselha e direciona. Nas forças armadas, os patronos são figuras heroicas que são escolhidas para defender uma unidade militar, por exemplo.

O que ele faz nas cerimônias de colação de grau?

A atribuição mais utilizada do termo patrono está relacionada com o ato de outorga do grau acadêmico. Nas cerimônias de colação de grau, como parte de uma tradição, os alunos formandos devem eleger uma personalidade de destaque no campo científico a que pertencem como “padrinho da turma”.
O título de patrono da turma é uma honra para o profissional que a recebe, pois significa que tem o seu trabalho e estudo reconhecido e admirado pela nova geração de profissionais que se formam.

Patrono e paraninfo são a mesma coisa?

Assim como o patrono da turma, o paraninfo é um título de honra atribuído à um professor ou profissional de destaque dentro da área acadêmica dos alunos formandos de um curso de ensino superior. O paraninfo, assim como o patrono, é escolhido pela turma, sendo considerado o “padrinho” dos formandos. Por norma, além da significância científica e acadêmica que possui, o paraninfo é um indivíduo que desperte carisma e simpatia entre os membros da turma.

O que é patrimônio?

Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculado a uma pessoa ou a uma entidade. É o objeto de estudo da contabilidade. Abrange tudo aquilo que a pessoa tem (bens e direitos) e tudo aquilo que a pessoa deve (obrigações). Do ponto de vista contábil, são considerados apenas os bens, direitos e obrigações que podem ser avaliados em moeda. Os bens e direitos constituem a parte positiva do Patrimônio, chamada Ativo. As obrigações representam a parte negativa do Patrimônio, chamada Passivo.

Bens?

São bens tudo o que possui valor econômico e que pode ser convertido em dinheiro, sendo utilizado na realização do objetivo principal de seu proprietário. São as coisas úteis, capazes de satisfazer as necessidades das pessoas e das empresas. Os bens classificam-se em: Bens Móveis, Bens Imóveis, Bens Tangíveis e Bens Intangíveis. Os bens fazem parte do ATIVO (patrimônio bruto).

Obrigações?

São dívidas, valores a serem pagos a terceiros (empresa ou pessoa física). Fazem parte do PASSIVO.
Quando se compra um bem a prazo, ele integra-se ao patrimônio a partir do momento que o fornecedor o entrega. Como foi uma venda a prazo, a empresa passa a ter uma obrigação com o fornecedor, representada por uma conta a pagar equivalente ao preço do bem. Assim como aumenta de um lado o Ativo (bem) da empresa, de outro lado aumenta o Passivo (obrigação) da empresa.
Exemplos de Obrigações: salários a pagar, aluguéis a pagar, contas a pagar, Fornecedores ou Duplicatas a pagar (referente a compra de mercadorias a prazo), impostos a pagar (ou impostos a recolher), etc.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes