icone Logo

Tipos de vegetais: Classificação e grupos nutricionais dos vegetais

Perguntas e respostas sobre tipos de vegetais. Quantos tipos de vegetais existem? Boragináceas e Umbelliferae Cruciferae e Liliaceae Cucurbitaceae, Gramíneas e Rosaceae e Chenopodiaceae Lamiaceae,Legumes e Solanaceae?

 

Quantos tipos de vegetais existem?

Sabemos que, existem cerca de dez famílias ou tipos de classificação diferentes de vegetais em todo o mundo. As classificações são feitas de acordo com a família e características principais de cada vegetal, os vegetais não são tão simples como parecem à primeira vista. Diferentes tipos de vegetais podem ser agrupadas de várias maneiras, e cada uma delas se agrupa por seu tipo de família. Preparei uma lista dos diferentes tipos de vegetais, para conhecer a família de onde vieram, porque embora possam parecer os mesmos, há mais de 10 famílias diferentes de vegetais, cada uma delas formam vários tipos de vegetais diferentes.

Boragináceas e Umbelliferae

Boragináceas: Entre as plantas desta família, encontra-se principalmente a borragem. Também chamada de Asteraceas. É um grupo grande composto por alface, endive, escarola, alcachofra, girassol ou cardo.
Umbelliferae: Vegetais pertencentes a esta família são aipo, cenoura, salsa, anis ou erva-doce.

Cruciferae e Liliaceae

Cruciferae: Encontramos vegetais como repolho, couve, rabanete, agrião, couve de Bruxelas, entre outros.
Liliaceae: Legumes como aspargos, cebola, alho, alho-poró e cebolinha, estão neste grupo.

Cucurbitaceae, Gramíneas e Rosaceae e Chenopodiaceae

Cucurbitaceae: Destaca a presença de pepino, melão, melancia, abóbora ou abobrinha.
Chenopodiaceae: Acelga, espinafre ou beterraba pertencem a esta família.
Gramíneas: Trigo, cevada, aveia, arroz, centeio e milho.
Rosaceae: Seu principal componente é o morango, a framboesa e a amora.

Lamiaceae,Legumes e Solanaceae?

Lamiaceae: Plantas do tipo de hortelã, hortelã-pimenta, alecrim, tomilho, manjericão ou sálvia.
Solanaceae: Tomate, berinjela, pimentão e batata são dessa família de plantas.
Legumes: Seu próprio nome indica (de vegetais). Também pode ser chamado de Fabaceae, vegetais desta família são o feijão, grão de bico, lentilha, ervilha ou soja.

Classificação por valor nutricional?

A capacidade nutricional que os vegetais têm não é novidade. Para facilitar a escolha dos alimentos adequados a cada dieta, foi feita uma separação em grupos “A, B e C” das hortaliças, baseadas na quantidade de energia que cada uma fornece. A classificação permite maior flexibilidade na hora de montar seu cardápio, permitindo que componentes do grupo sejam variados sem alteração dos valores calóricos

Grupos nutricionais dos vegetais?

GRUPO A: Os vegetais do tipo A são os que contêm pouca quantidade de carboidratos, aproximadamente 5%. A quantidade diária recomendada é de 30 g

Exemplos: Abobrinha, alcachofra, acelga, alface, agrião, aipo, aspargo, bertalha, berinjela, brócolis, cebola, cebolinha, chicória, couve, coentro, couve-flor, espinafre, funcho, jiló, maxixe, palmito, pepino, pimentão, rabanete, repolho, salsa, tomate.

GRUPO B: As hortaliças do tipo B são as que têm quantidade moderada de carboidratos, cerca de 10%. Quantidade diária recomendada: 100g

Exemplos: Abóbora, beterraba, cenoura, chuchu, ervilha verde, nabo, quiabo, vagem.

GRUPO C: Os vegetais do tipo C são os que contêm quantidade significativa de carboidratos, cerca de 20%. Quantidade diária recomendada: 50 a 80g

Exemplos: Aipim, batata inglesa, batata calabresa, batata doce, batata-baroa, cará, inhame. mandioca, milho verde, pinhão, semente de gergelim.

 


Faltou alguma informação? Inclua mais uma pergunta com a resposta

Sua Pergunta: (Algo relevante sobre o assunto que não foi citado acima)

Responda a sua pergunta:

    Estou de acordo com o termo de uso