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Tipos de vegetais: Classificação e grupos nutricionais dos vegetais

Perguntas e respostas sobre tipos de vegetais, sua importância na alimentação diária e os grupos. Qual a recomendação de consumo diário de cada grupo?

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O que são vegetais?

Alface, espinafre, rúcula, brócolis, etc., os vegetais são comumente chamados de verduras ou flores e fazem parte de boa parte das saladas que vemos em pratos ao redor do mundo todo. Excelentes na composição de dietas ricas em vitaminas e proteínas dependendo da sua origem, os vegetais são importantes para manter o equilíbrio do corpo.

Importância

Os vegetais são de extrema importância para a alimentação diária dos seres humanos. Saudáveis e repletos de valor nutritivo, esses alimentos devem ser ingeridos como parte do cardápio de quem quer mais qualidade de vida e saúde no seu dia a dia.

Quais os grupos?

A fim de facilitar o estudo de cada vegetal, estabeleceu-se uma divisão deles em grupos de semelhantes. Cada grupo possui vegetais com quantidade parecida de energia e a classificação permite que dietas mais equilibradas sejam feitas de modo mais rápido.

O Grupo A

No primeiro grupo dos vegetais encontram-se a abobrinha, o tomate, o alface, a acelga, o repolho e a alcachofra, além de outros tantos vegetais. A principal característica do Grupo A é que estes vegetais possuem pouquíssimo carboidrato, em média 5%.

O Grupo B

A beterraba, a cenoura, a abóbora, o chuchu e a vagem são alguns dos vegetais representantes do segundo grupo de vegetais. O Grupo B possui cerca de 10% de carboidrato, uma quantidade considerada como equilibrada.

O Grupo C

Os vegetais mais saborosos, como nhame, mandioca, batata doce, aipim e cará, são parte do último grupo. O Grupo C são os considerados como ricos em carboidratos visto que apresentam cerca de 20%.

Qual a recomendação de consumo diário de cada grupo?

A fim de ter uma dieta equilibrada e rica em diversidade, os estudos nutricionais indicam a quantidade ideal que uma pessoa deve ingerir por dia de cada um dos grupos descritos acima. São, respectivamente, 30 – 100 – 50 a 80 gramas de cada um dos grupos ABC. Vale a pena ressaltar que os nutricionistas indicam que o consumo seja de preferência pelos vegetais da estação, pois assim, além de mais saborosos, eles também costumam estar mais nutritivos.


 
 

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