icone Logo

Comprar ar condicionado. Dicas, cuidados e preços

Vale a pena ter um ar condicionado em casa? Qual é o melhor modelo e as melhores marcas para residências? Como encontrar os melhores preços. Como saber a quantidade de BTUs.

 

Vale a pena ter um ar condicionado em casa?

No passado os aparelhos de ar condicionado eram vistos como objetos de luxo e poucas as casas tinham o privilégio de ter este recurso em casa. Mas hoje, os preços caíram e a temperatura anda bastante alta em boa parte do país, com isso o uso do ar condicionado está se tornando muito comum. Se avaliarmos o custo-benefício dele, eu diria que vale a pena sim ter esses aparelhos em casa.

Qual é o melhor modelo para residências?

Sem dúvida são os aparelhos do modelo Split que são aqueles divididos em duas partes, a parte interna e a externa. Esses modelos são ao mais usados no momento e com isso você consegue bons preços na hora da compra.

Quais as melhores marcas?

É complicado falar em marcas, pois pode ser apenas uma questão comercial. Eu uso atualmente alguns modelos da Springer e não tenha nada a reclamar, pelo menos não por enquanto.

O ar condicionado pode fazer muito barulho a ponto de incomodar um vizinho?

Pode. Este é um cuidado que você precisa ter na hora de comprar. Eu já tive um aparelho que me incomodava e certamente chegou a incomodar vizinhos também. Era muito barulhento. Curiosamente, hoje um vizinho meu tem um aparelho similar a este que eu tinha e embora a casa dele seja bem distante da minha, eu ouço quando ele está ligado. Os que tenho hoje, são muito silenciosos.

Como saber a quantidade de BTUs na hora da compra?

Existem uma fórmula que ajuda a dimensionar a quantidade de BTUs de acordo com o espaço interno que você tem. Tudo que você precisa saber é o tamanho do cômodo em metros quadrados. Feito isso aplique a seguinte fórmula:

Multiplica-se 600 BTUs para cada m/2 e inclui ainda para cada pessoa mais 600 BTU e para cada equipamento eletrônico no ambiente, inclui mais 600 BTU.

Exemplo: Um quarto com 12 metros quadrados, duas pessoas e um equipamento eletrônico:

12 x 600 + 600 + 600 = 8400 BTUs

O que acontece se eu comprar um aparelho com menos BTUs do que o recomendado?

Quando você liga o ar condicionado é necessário informar qual a temperatura que você deseja, vamos imaginar que você tenha colocado 20 graus. Quando atinge esta temperatura ele desliga e volta a ligar quando a temperatura começa a subir. É o mesmo processo da geladeira. Como o aparelho é menor do que o necessário, ele ficará ligado mais tempo para atingir aquela temperatura ou em alguns casos irá ficar ligado direto, o que poderá gerar maior consumo de energia elétrica.

Onde encontrar os melhores preços?

Geralmente eu tenho o hábito de usar um comparador de preços antes de comprar pela internet. Geralmente funciona para a maioria das coisas. O Buscapé é um bom exemplo. Caso queira poderá fazer uma simples busca na internet e fazer uma comparação manual, pois pode ser que exista alguma loja com bons preços de ar condicionado e que a mesma não esteja no Buscapé, por exemplo.

Os dois links abaixo podem ser úteis para encontrar bons preços:

 


Faltou alguma informação? Inclua mais uma pergunta com a resposta

Sua Pergunta: (Algo relevante sobre o assunto que não foi citado acima)

Responda a sua pergunta:

    Estou de acordo com o termo de uso