Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Cursos técnicos reconhecidos pelo MEC e escolas técnicas

Perguntas e respostas sobre cursos técnicos reconhecidos pelo MEC. Eles precisam de reconhecimento ou autorização? Como saber se uma escola técnica é cadastrada.

Página Inicial / Educação Profissional

O que é um curso técnico?

Segundo definição do Ministério da Educação, um curso técnico é um curso de nível médio que objetiva capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo. Acesso imediato ao mercado de trabalho é um dos propósitos dos que buscam este curso, além da perspectiva de requalificação ou mesmo reinserção no setor produtivo. Este curso é aberto a candidatos que tenham concluído o ensino fundamental e para a obtenção do diploma de técnico é necessária a conclusão do ensino médio.

Os cursos técnicos são reconhecidos pelo MEC?

Não. O MEC atua em várias frentes sobre a educação técnica, como a definição de cursos, regulação de carga horária e competências de cada um, mas a autorização e credenciamento desses cursos tanto em escolas públicas como privadas é feita por órgãos estaduais por meio do Conselho Estadual de Educação.

Como saber se uma escola técnica está cadastrada no Ministério da Educação?

O Ministério da Educação disponibiliza um site onde consta as escolas que estão autorizadas pelos órgãos estaduais para a oferta de cursos técnicos em diversas localidades do país. O site é o SISTEC (http://sistec.mec.gov.br/consultapublicaunidadeensino) e após entrar no link citado, basta selecionar o estado e em seguida a cidade. Desta forma será mostrado todas as escolas daquela cidade que estão cadastradas.

Como saber se um determinado curso está autorizado pelo MEC para uma escola técnica?

Após realizar o procedimento acima, você poderá selecionar a escola e ali será mostrado os cursos que ela oferece ou que está autorizada a oferecer. Ali você poderá consultar além do nome, o turno, a modalidade (distância ou presencial), entre outras informações.

Uma formação técnica é melhor que uma formação superior em uma faculdade?

Eu não diria que é melhor, cada uma delas cumpre uma função e portanto não podemos afirmar que uma é melhor do que a outra. Uma formação técnica é muito útil para quem está buscando uma qualificação mais rápida para atuação no mercado de trabalhou para quem deseja se qualificar melhor para exercer o trabalho que já faz.

Contudo, uma formação superior é mais abrangente e ampla, com isto oferece uma óptica mais completa sobre uma determinada área e é uma formação mais completa. Muitas pessoas fazem curso técnico e depois uma faculdade, este é um modelo muito interessante, por sinal.

Vale a pena fazer curso técnico?

Vale a pena sim. Como explicado acima, ele é uma formação mais rápida e talvez o caminho mais rápido para quem deseja entrar no mercado de trabalho. Para aquelas pessoas que não pretendem cursar o ensino superior, eu diria que é mais importante ainda, pois é a chance que terão para uma formação além do ensino médio.

Quais os principais cursos técnicos existentes?

A relação é grande, mas acredito que os títulos abaixo sejam os mais comuns:

  • Técnico em segurança no trabalho
  • Técnico em informática
  • Técnico em administração
  • Técnico em farmácia
  • Técnico em enfermagem
  • Técnico em radiologia
  • Técnico em química
  • Técnico em eventos
  • Técnico em podologia
  • Entre outros

Um curso técnico é suficiente ou precisa também de fazer faculdade?

Como explicado acima, muitas pessoas optam por fazer as duas coisas e este modelo tende a funcionar bem, pois o primeiro daria uma boa case para o segundo, especialmente se for na mesma área. Em muitos casos, há pessoas que tem apenas a formação técnica e isto já ajudaria bastante, mas em muitos casos isto não é suficiente, sendo recomendado também uma formação em nível superior. Portanto, cada caso é uma caso.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes