Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Melhores escolas técnicas com melhores cursos técnicos

O que é uma escola técnica, as diferenças de uma escola técnica para uma escola de ensino médio, cursos e comparação com a educação superior. Perguntas frequentes.

Página Inicial / Educação Profissional

O que é uma escola técnica?

É uma instituição de educação profissional que oferece cursos de formação técnica seguindo parâmetros do Ministério da Educação ou oferece cursos profissionalizantes, também conhecidos como cursos livres. Em muitos casos ela mescla os dois tipos de cursos, ou seja, técnicos e livres ou profissionalizantes.

Quais as diferenças de uma escola técnica para uma escola de ensino médio?

O ensino médio não é um grau de ensino obrigatório no Brasil, mas muito necessário pois sem ele não se pode entrar na faculdade. Então se olharmos pelo lado da formação de uma pessoa é possível afirmar que ele é obrigatório.  As escolas que oferece este grau de ensino devem fazê-lo de acordo com os parâmetros estabelecidos pelas secretarias estaduais de educação e do Ministério da Educação, o que inclui carga horária e matérias que devem ser trabalhadas.

Já o ensino técnico não é obrigatório, sendo procurado por pessoas que estão no ensino médio ou já o tenha concluído como uma complementação de ensino e busca de uma formação profissional.

Mas isto não quer dizer que o ensino técnico não seja regulamentado, muito pelo contrário, as escolas técnicas também seguem diretrizes do MEC e são submetidas a fiscalizações ou auditorias. A diferença é que o ensino técnico não é obrigatório, enquanto que o médio, apesar de não ser também, mas é parte do currículo para a formação de uma pessoa até a universidade.

Quais são as melhores escolas técnicas no Brasil?

Seria irresponsabilidade listar possíveis melhores escolas sem conhecer todas e fazer uma avaliação ponderada de cada uma. Contudo é possível relacionar aquelas que são conhecidamente reconhecidas por sua qualidade. Dentre elas podemos destacar algumas como:

  • Escolas do Sistema S: Senac, Senai, Sest, Senat e outras.
  • Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Presente em todas os estados, este instituto oferece cursos superiores e técnicos também.
  • ETEC – SP. A famosa escola técnica do Sistema Paula Souza do Governo do Estado de São Paulo
  • Colégios Cotuca e Cotil da Unicamp
  • Entre outras.

Você poderá encontrar uma lista completa ou mesmo buscar uma escola específica em sua cidade, através do site Sistec do Ministério da Educação

Quais os melhores cursos técnicos?

Os cursos técnicos não são concorrentes entre si, logo, classificar quais são os melhores não é necessariamente possível. Existe aqueles que são mais procurados e conhecidos. Dentre eles podemos destacar:

  • Curso técnico em Segurança do Trabalho
  • Curso técnico em Informática
  • Curso técnico em Massoterapia
  • Curso técnico em Farmácia
  • Curso técnico em Administração
  • Curso técnico em Enfermagem
  • Curso técnico em Química
  • Curso técnico em Design de Interiores
  • Curso técnico em Nutrição
  • Curso técnico em Podologia
  • Entre outros

Você pode encontrar uma lista de cursos técnicos, bem como as informações e grade curriculares, carga horária e outras informações no site do Senac São Paulo.

Existem escolas técnicas públicas com cursos gratuitos?

Sim. Das que citei acima, a maioria são gratuitas, como a ETC-SP, Instituto Federal, Cotil, Cotuca e em partes o Senai e Senac. Geralmente os estados mantem várias escolas técnicas e aquelas de natureza mista com ensino médio e cursos técnicos.

O ensino técnico substitui o superior?

Não substitui, mas pode complementá-lo ou contribuir com este. Como professor na educação técnica já vi as duas coisas acontecerem, ou seja, alunos que havia terminado a faculdade buscando em curso técnico a prática que não tiveram na educação superior e alunos que foram para a faculdade e informaram que o conhecimento obtido no curso técnico estava sendo muito útil na educação superior.

Fazer um curso técnico ajuda na faculdade posteriormente?

Conforme explicado na pergunta anterior, em grande parte dos casos ajuda sim. Normalmente um aluno que faz um curso técnico e depois ingressa no ensino superior na mesma área tem uma bagagem melhor e irá aproveitar melhor o ensino superior.

Sou professor no ensino técnico e já tive o testemunho de vários ex-alunos que foram para a faculdade e afirmaram que a bagagem que levaram foi fundamental para um melhor aproveitamento na faculdade. Um ensino não substitui o outro, mas complementa e ajuda bastante.

Como funciona este tipo de curso?

Para aqueles que nunca fizeram é sempre bom pesquisa antes para se ter certeza se este o tipo de curso que você esteja procurando. Normalmente os alunos do ensino fundamental e médio podem sentir uma diferença quando começa a estudar em um curso técnico.

Posso destacar pelo menos três características importantes desta modalidade de ensino:

São práticos:

Esta é uma das características mais marcantes, ou seja, tudo é direcionado para a prática. Em algumas áreas você já tem acesso a laboratórios talvez já na primeira aula ou pelo menos nas primeiras. Isto é muito importante para quem deseja inserir no mercado de trabalho ou esteja buscando uma qualificação ou especialização em certa área.

São construtivistas:

Não posso afirmar que isto acontece em todas as escolas, mas parece ser uma tendência muito forte. Historicamente a educação no Brasil foi conhecida como tradicional, onde o professor ensina e o aluno aprende. Mas os críticos deste modelo afirmar que em muitos casos o professor tenta ensinar e o aluno finge que aprendeu.

No modelo construtivista o aluno constrói seu próprio conhecimento e o professor serve de guia ou mediador, como gostam de chamá-lo para conduzir o aluno.

Em termos práticos o que acontece é que o aluno precisa ter iniciativas, pensar, decidir e realizar.

São objetivos:

Por fim posso aformar ainda que os cursos são muito objetivos. Uma faculdade de ciência da computação por exemplo leva 4 anos para ser concluído, mas um curso técnico em informática em menos de 2 anos. Na prática os assuntos são os mesmos, mas no ensino técnico a coisa é mais direta, rápida e naturalmente que são selecionados assuntos mais relevantes e práticos.

Não estou dizendo que a formação é a mesma, claro que em uma graduação ela é muito mais completa.

Quem pode estudar em uma escola técnica?

Um curso técnico pode ser concomitante ao ensino médio e neste caso qualquer aluno que esteja no ensino médio. Mas ele pode ser subsequente que indica que deve ser feito após a conclusão do ensino médio. Geralmente o aluno precisa pelo menos estar estudando no 2º ano do ensino médio.

Com a mudança no ensino médio que está em andamento, o ensino técnico ganhará muita força e possivelmente terá uma adesão maior de alunos do que é hoje.

Um aluno que fez faculdade, pode fazer um curso técnico?

Em termos legais sim e em termos práticos também. Já tive vários alunos em curso técnicos que tinham feito graduação e agora buscava uma complementação, inclusive de aulas práticas. Um exemplo muito atual são alunos que se formaram em publicidade e propaganda, jornalismo ou outra área de comunicação social e buscam cursos técnicos na área de internet, como o Técnico em Informática para Internet, que apesar de ser da área de tecnologia da informação, que complementa super bem essas formações.

Quais as diferenças de um curso técnico para uma graduação ou curso superior?

Um curso de nível técnico está abaixo de uma graduação em termos de hierarquia educacional, logo ele não confere uma titulação tão forte como na faculdade. Outra diferença que podemos notar claramente é que a carga horária de um técnico é bem menor do que o superior e com isso ele é uma formação mais rápida.

Para completar e talvez esteja aqui a diferença mais significativa é que por ser mais rápido, um curso técnico tente a ser mais objetivo focando em matérias mais importantes e principalmente em questões práticas. O curso superior, neste sentido, oferece uma formação mais sólida aliando teoria e prática com tempo maior para aprofundar em todos os assuntos pertinentes ao curso.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes