Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Curso superior. Vantagens e desvantagens de fazer faculdade

Perguntas e respostas sobre curso superior. Veja uma análise sobre as vantagens e desvantagens de fazer faculdade. Curso presencial ou a distância?

Página Inicial / Educação Superior & EAD

O que é um curso superior?

Um curso de nível superior é aquele que é feito em uma faculdade ou universidade a título de 3º grau. Antigamente a educação básica era separada em 1º e 2º, o que hoje corresponde ao ensino fundamental e médio. O que vinha a seguir era a graduação e portanto 3º grau. Hoje as nomenclaturas usadas são ensino fundamental, médio e depois o ensino superior. O ensino superior está dividido em graduação e pós-graduação e portanto um curso superior pode ser qualquer um dos dois.

Quais as vantagens de fazer faculdade?

Muitas. A lista não é exaustiva, mas por questões didáticas, creio que as vantagens abaixo listadas recebem maior importância:

  • Qualifica melhor a pessoa para o mercado de trabalho. Embora isto possa variar de caso para caso é inegável que uma graduação lhe dará condições melhores de concorrer a uma vaga de emprego ou mesmo melhor sua posição dentro da empresa em que esteja trabalhando;
  • Dá a oportunidade de criar uma nova profissão. Para muitas pessoas não se trata de melhorar, mas sim de começar. A escolha de uma profissão, quase sempre está associada à escolha do curso superior que ela irá fazer. É preciso levar em conta apenas o fato de que muitas pessoas se formaram em uma área e trabalham em outra.
  • Melhora a visão de mundo e da sociedade como um todo. Estudar é bom, relacionar-se com outras pessoas que tem o mesmo objetivo também. Na faculdade o contato com professores e outros estudantes, aliados ao contato que muitas vezes ocorre com o mercado e a sociedade como um todo, ajuda muito para melhorar nossa visão de mundo;
  • Melhora a autoestima da pessoa e estimula como pessoa. O estudo estimula o cérebro, nos faz pensar, perguntar, responder, interagir… Fatos como este nos estimula e melhora nossa autoestima e o senso de utilidade.
  • Cria um exemplo para que outras pessoas também possam fazer a mesma coisa e assim gerar um efeito cascata;
  • Entre outros;

Todas essas vantagens podem ter graus de variações para cada pessoa e em cada circunstância. Logo eles são conhecidas por serem abrangentes e aplicarem de maneira geral, mas não podemos esperar os mesmos resultados para as mesmas pessoas.

Quais as desvantagens de fazer faculdade?

Não vejo desvantagens em fazer um curso superior, mas penso que algumas pessoas possam ver algum tipo de problema e julgo que os motivos abaixo podem ser um deles:

  • Muitos podem acreditar que é jogar tempo e dinheiro fora, já que pessoas sem estudo as vezes ganha mais que pessoas formadas. Não acredito que isto seja uma desvantagem, mas apenas que algumas pessoas vejam isto como tal;
  • 4 ou 5 anos é tempo demais para ficar dentro de uma faculdade. Existem alguns que recomendam inclusive uma faculdade a distância, considerando que o modelo presencial é tempo demais, mas também isto é ponto de vista;
  • A qualidade é ruim e não se aprende nada. Isto pode ser verdade para muitos casos, portanto é importante escolher bem a faculdade e o curso em que você vá se inscrever;
  • O que a faculdade vai ensinar eu já sei e portanto não tenho necessidade de fazer um curso superior;
  • Entre outros.

Evidentemente que os pensamentos acima não fazem o menor sentido e não sei se de fato eles ocorrem, mas parece que em alguns casos é possível identificar alguns deles.

Fazer faculdade e curso superior é a mesma coisa?

Sim. Quando usados o termo fazer faculdade estamos na verdade nos referindo a curso superior. O que acontece é que o termo faculdade pode ser empregado de duas formas pelo menos, sendo a primeira para o prédio ou o campi onde os cursos são ministrados e a segunda forma diz respeito a atividade intelectual que pode ser aplicada também a curso.

Curso presencial ou a distância?

Creio que aqueles que podem frequentar um curso presencial devem fazê-lo e aqueles que por algum motivo não podem, devem optar pelo curso a distância. Não que um seja melhor que o outro, mas acredito que nos cursos presenciais exista uma troca maior entre aluno e professor e entre aluno e aluno. Isto é rico e faz parte do processo de aprendizado, logo, acredito que a maioria das pessoas se sentiria melhor em ambientes de aprendizado presencial.

Faculdade ou curso técnico?

São complementares e acredito que uma boa estratégia seria fazer os dois. Há muitos casos de pessoas que começam pelo curso técnico e depois vão para a faculdade com uma base muito mais sólida, ou seja, neste sentido o  curso técnico ajuda aqueles que entram depois na faculdade.

O contrário não é tão comum, mas existe também. Muitos alunos depois da graduação procuram também uma formação técnica e a razão para muitos desses casos a a prática. Os cursos superiores são conhecidos por submeter o aluno a muita teoria e muitos deles buscam em um curso técnico a prática que não tiveram na faculdade ou que foi deficitária.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes