Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Diferenças de faculdade pública e privada. Vantagens e desvantagens

Perguntas e respostas sobre instituições de ensino superior de natureza pública e privada. Vantagens e diferenças entre faculdade e universidades públicas e particulares.

Página Inicial / Educação Superior & EAD

O que é uma faculdade ou universidade pública?

É uma instituição de ensino superior criada e mantida pelo poder público, neste caso o governo federal ou estadual. Alguns exemplos:

Universidades federais:

  • UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
  • UFPR – Universidade Federal do Paraná
  • IFSP – Instituto Federal de São Paulo

Universidades estaduais:

  • UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • USP – Universidade de São Paulo
  • UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas

O que é uma faculdade ou universidade privada?

É uma instituição de ensino superior criada e mantida pela iniciativa privada, podendo ter estímulos, financiamentos ou até parcerias com os governos, contudo continuam no controle da iniciativa privada.

Existem milhares de instituições privadas no país e elas podem estar classificadas em três modalidades:

  • Faculdades
  • Centro Universitários
  • Universidades

Quais as diferenças entre elas?

As faculdades públicas oferecem cursos de graduação de forma gratuita aos seus alunos, isto inclui o não pagamento de mensalidades, bem como outros benefícios e estímulos educacionais. Já as faculdades particulares cobram uma mensalidade de seus alunos.

No Brasil as instituições de ensino superior de natureza pública têm melhor reputação que a maioria das instituições particulares, salvo algumas exceções.

Quais as vantagens faculdade pública?

Para o aluno creio que seja a possibilidade de fazer um curso superior de qualidade e de graça. Contam muito a qualidade e reputação dessas instituições e boa parte de seus cursos também.

Embora exista ainda vários custos envolvidos em uma graduação em instituição pública, é sabido de que os valores das mensalidades comprometem é muito a possibilidade de muitas pessoas fazerem uma graduação. Um curso de medicina, por exemplo, tem valores de mensalidades superiores a R$ 10.000,00 por mês. Logo, conseguir o acesso a um curso deste tipo sem precisar pagar a mensalidade é algo extremamente vantajoso.

Também conta como vantagem o fato de boa parte dessas instituições oferecerem ensino de qualidade, com boa infraestrutura. Não é a toa que elas são extremamente disputadas, especialmente as mais populares, como USP, UFMG, UNICAMP, UFRJ, UNESP, UFPR, entre outras.

Veja um vídeo com outro ponto de vista sobre as vantagens e desvantagens das instituições públicas:

Quais as vantagens faculdade privada?

Provavelmente é a facilidade de acesso e com isto uma espécie de inclusão maior. Devido a quantidade dessas instituições serem grandes e também a grande oferta de cursos, com isto torna mais fácil uma pessoa conseguir o acesso ao ensino superior, ainda que seja pago.

É possível estudar em faculdades ou universidades privadas de graça, desde que o aluno cumpra requisitos sociais para obtenção de uma bolsa de estudos. Há também a possibilidade de financiar o curso através do FIES ou créditos educacionais.

Existem algumas instituições privadas que tem excelente qualidade e são referência em educação superior. Casos como a PUC, FGV, Makenzie, ESPM e a própria UNIP que é muito bem conceituada no RUF – Ranking Universitário da Folha da São Paulo.

Quais as desvantagens faculdade pública?

Creio que a principal desvantagem seja a dificuldade de acesso, uma vez que a quantidade de vagas disponíveis é muito menor que a demanda e com isto apenas alguns privilegiados conseguem ter acesso a essas instituições.

Os processos de seleção de alunos nas universidades públicas são extremamente concorridos e oferecem um enorme desafio para os alunos que desejam ingressar na carreira superior. Atualmente o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio tem sido a principal porta de entrada nas instituições pública de ensino superior, especialmente nas federais.

Apesar de serem gratuitas, há muitos custos envolvidos, principalmente pelo fato de muitos alunos terem de morar fora para estudar na instituição onde foram aprovados e quase sempre isto não é na sua cidade. O custo de moradia, alimentação, transporte e outros pode ficar caro e em alguns casos as vezes até inviabilizando a permanência.

Quais as desvantagens faculdade privada?

Muito se fala da qualidade dos cursos que se comprado a instituições públicas, são consideradas inferiores em boa parte dos casos. Embora o Ministério da Educação faça um acompanhamento de todas as instituições e cursos superiores, de fato a qualidade deixa a desejar em muitas situações. Uma forma de você verificar a qualidade de um curso e consultar a nota do mesmo segundo o MEC. Isto pode ser feito no site: http://emec.mec.gov.br/

É mais difícil encontrar certos cursos em faculdades particulares. Geralmente elas atuam com os cursos mais tradicionais e procurados no mercado, mas cursos mais específicos nem sempre são facilmente encontrados. Alguns exemplos são: Metorologia, Engenharia da Computação, Zootecnia, Medicina, entre outros.

Veja neste vídeo uma análise de dois alunos, um de uma instituição pública e outro de uma instituição particular, sobre as diferenças de cada um:

As universidades municipais são públicas também?

Sim. São públicas no sentido de que são geridas pelo poder público municipal, mas há um detalhe importante. Geralmente no âmbito municipal os cursos são pagos e não gratuitos como ocorre nas instituições estaduais e federais. O que acontece é que não é obrigação dos municípios prover educação superior e sim a educação infantil e fundamental. Desta forma, quando uma prefeitura cria uma instituição de ensino superior, geralmente as mensalidades serão pagas pelos alunos, assemelhando ao que acontece nas faculdades privadas.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes