icone Logo

Cartão amarelo, vermelho e verde. Significados e aplicação

Entenda nesta FAQ, o que são os cartões amarelos, vermelhos e verdes. Qual o seus significados e aplicação durante uma partida de futebol. E que outros esportes também os usam.

 

O que é o cartão amarelo?

O cartão amarelo é uma espécie de punição ou advertência que um jogador pode receber em uma partida de futebol. Ele é aplicado pelo árbitro da partida ou juiz, sempre que um jogador cometer uma falta mais grave ou um ato considerado inadequado para a partida. Embora ele seja aplicado apenas pelo juiz, os árbitros assistentes podem avisar o juiz sobre alguma situação em que este não viu e assim fazer a aplicação devida do cartão.

O que é o cartão vermelho?

O cartão vermelho é usado para os mesmos fins descrito acima, porém, em uma escala maior, ou seja, ele é aplicado para faltas muito graves ou quando o jogar que já recebeu um cartão amarelo naquela partida, cometer outra falta que mereça o cartão amarelo. Como não pode ser aplicado dois cartões amarelos a um mesmo jogador em uma mesma partida, será aplicado o cartão vermelho.

A aplicação deste cartão tira o jogador da partida, podendo ainda ser punido com uma ou mais partidas de suspensão.

O que é a regra dos três cartões amarelos?

Imagine que uma determinada competição um jogador recebeu três cartões amarelos nas partidas de número 2, 5 e 8. Na nona partida o jogador estará suspenso e não poderá jogar. É o que eles chamam de suspensão automática por ter levado o terceiro cartão amarelo.

Qual o critério que o árbitro usa para aplicar o cartão amarelo e vermelho?

O amarelo tem como critério faltas cometidas de maneira mais dura, embora isto ainda seja algo subjetivo e cabe a interpretação do próprio árbitro. Também é considerado como critério algumas atitudes como o jogador tirar a camisa para comemorar um gol, sair fora do campo e ir até a torcia na comemoração ou pegar a bola com a mão intencionalmente durante a partida, esta última regra não se aplica ao goleiro, evidentemente.

O vermelho é aplicado em duas situações basicamente: Quando o jogador já tenha recebido um amarelo e mereça receber o segundo ou em caso de falta grave, violenta ou que demonstre uma atitude disciplinar deplorável.

Apenas os jogadores podem receber cartões?

Não. O técnico de cada equipe pode ser punido pelo árbitro, inclusive expulso de campo.

Existem outros esportes que usam esses tipos de cartões?

Sim, eles são usados também no Rúgbi, Esgrima, artes marciais, vôlei, futsal, handebol e outros.

O que é o cartão verde?

Apesar de estar no contexto do futebol, ele não faz parte dos cartões usados pelo árbitro em uma partida de futebol, já que este usa apenas o amarelo e vermelho. Cartão verde é o nome de um programa da TV Cultura de São Paulo que discute inclusive o futebol.

 


Faltou alguma informação? Inclua mais uma pergunta com a resposta

Sua Pergunta: (Algo relevante sobre o assunto que não foi citado acima)

Responda a sua pergunta:

    Estou de acordo com o termo de uso