Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


NBB – Novo Basquete Brasil. Equipes que disputam e campeões

Perguntas e respostas sobre o NBB - Novo Basquete Brasil. História e quando iniciou. Quais foram as principais competições do basquete nacional ao longo do tempo?

Página Inicial / Esportes

O que é NBB?

NBB, ou Novo Basquete Brasil, é a principal competição da LNB, Liga Nacional de Basquete, que reúne as principais equipes e maiores estrelas da modalidade no país. A liga tem autonomia e se organiza nos moldes da famosa NBA, a liga norte-americana, a mais poderosa do mundo.

A NBB reúne quinze equipes, que disputam uma competição que se inicia no final de um ano e se prolonga no curso do ano subsequente, até chegar aos playoffs, também conhecidos como fase de mata-mata. Diferentemente da Liga Brasileira de Vôlei, a NBB é exclusiva do basquete masculino. O basquete feminino tem uma liga exclusiva.

Quando se iniciou a disputa?

A Liga Nacional de Basquete foi criada em dezembro de 2008 e naquele mesmo ano teve início a primeira edição do NBB, que terminou em 18 de julho.

A NBB foi criada inspirada no modelo norte-americano, o que explica a razão de sua existência. Os clubes brasileiros se reuniram para mudar o modelo de gestão das competições, buscando copiar o que havia de mais avançado no mundo.

O grande objetivo era resgatar a popularidade do basquete, ofuscado pelo vôlei e as conquistas em sequência da Seleção Brasileira no masculino e no feminino.

Quem são os campeões?

Em oito edições disputadas, foi conquistada por apenas duas agremiações. Atual tetracampeão, o Flamengo conquistou a NBB cinco vezes, contra três títulos do Brasília, que venceu em 2009/2010, 2010/11 e 2011/12.

Somando todas as edições de todas as competições nacionais, Franca é a maior campeã nacional, com 11 títulos, seguida de Sírio (7), Flamengo (6), Monte Líbano (5), Corinthians (4) e Brasília (4).

Quais foram as principais competições do basquete nacional ao longo do tempo?

O NBB é uma continuação, com um novo modelo de negócios e formato diferente, de competições anteriores, não menos importantes, que tiveram início em 1965, com a Taça Brasil de Basquete, que foi disputada até 1989. No criaram-se duas ligas diferentes, que voltaram a se unir em 2008 para a criação do NBB.

O que representa o Brasil no cenário do basquete mundial?

O Brasil é uma força histórica do basquete internacional. Bicampeão mundial em 1959 e 1963, a Seleção Brasileira conquistou, também, 6 ouros Pan-Americanos, duas pratas e dois bronzes. Nos Jogos Olímpicos, foram três medalhas de bronze, em 1648, 1960 e 1964.

Quais as perspectivas para o basquete nacional?

Enquanto se moderniza na forma de organização da NBB, o basquete masculino brasileiro vive um período de baixa com a Seleção Brasileira, o que afeta o prestígio da modalidade. É, na verdade, um problema do basquete brasileiro, em geral, que já brilhou também no feminino com a conquista do mundial de 1994 e a prata nos Jogos Olímpicos de 1996.

O grande desafio tem sido fazer com que a Seleção Brasileira contribua para lançar os holofotes de uma forma positiva sobre a modalidade.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes