Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Mineiro. Profissão e gentílico. Características do povo mineiro

Perguntas e respostas sobre mineiro. O que significa o termo, como profissão e gentílico de Minas Gerais. Características do povo mineiro, como comida, hospitalidade, sotaque e vocabulário.

Página Inicial / Estados e Cidades

O que é mineiro?

A palavra mineiro pode fazer referência a pelo menos duas coisas. A primeira está relacionada com a profissão de quem trabalha em minas, como minas de carvão, ouro ou outros recursos naturais. A segunda referência é um gentílico aplicado a pessoas que nascem no estado de Minas Gerais.

Qualquer tipo de pessoa que trabalha em algum tipo de mina e mineiro?

De certa forma sim, embora os profissionais que atuam nesses ambientes possam ter outras profissões, como por exemplo um operador de máquinas. Mas pelo fato de estar trabalhando ali, acabará assumindo, pelo menos momentaneamente, a profissão de mineiro.

Como é o mineiro, que nasce em Minas Gerais?

O mineiro é bem típico e facilmente identificado, na maioria das vezes. Uma das suas principais características é o sotaque, que é bastante típico. Embora este sotaque sofra algumas variações de região para região, uma vez que o estado de Minas Gerais é muito extenso, na maioria dos casos ele mantem o mesmo traço.

Que outras características o mineiro carrega?

Além da questão do sotaque, existem também certas características relacionadas ao vocabulário, com o uso de algumas palavras abreviadas ou ditos em sentido sem separação. São os famosos pudimdileite, ons, pontodeons, uai, oiapracevê, entre outros. É verdade que nem todos usam tais pronúncias, mas não é difícil encontrar em Minas pessoas que ainda fazem o uso delas.

Todo mineiro fala uai?

Uai, fala né? (sou mineiro). Geralmente é bem comum encontrar mineiros que sem perceber fazem bastante o uso da pronúncia uai. Que cá entre nós já é uma marca registrada do povo mineiro. Uai.

É verdade que mineiro come trem?

Não só como, como bebe, veste, lava, entre outros. A expressão “trem” foi muito comum no passado, especialmente pelas pessoas mais simples e assim como o uai, acabou virando também uma marca do mineiro. Trem, pode ser qualquer coisa, como almoçar, um lanche, uma bebida, entre outros. Quando criança, lembro da minha mãe dizer que ia lavar os trens, referindo-se as louças.

E a hospitalidade mineira?

Esta é sem dúvida outra grande marca que identifica os mineiros. Visitar Minas é super agradável pela comida e principalmente pela hospitalidade. Mesmo as pessoas simples e com poucos recursos são extremamente receptivas em suas casas e agradam muito mais pelo que são do que as vezes pelo que tem a oferecer.

A comida mineira é boa?

Fala sério. Boa é apelido. Queijos famosos, deliciosos e baratos. Pamonha, doces, como o famoso doce de leite e comidas típicas, como o famoso tutu de feijão. A comida mineira é sem dúvida uma das melhores do Brasil e do mundo.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes