icone Logo

Tipos de filmes: Ação, suspense, musical, suspense e outros

Perguntas e respostas sobre tipos de filmes, como os filmes de ação, animação, tragédia/drama, terror, suspense, documentário, musicais e outros gêneros.

 

Quais os tipos de filmes?

Há várias categorias, sendo as principais as seguintes:

Ação

Ação mostra um universo de heróis, lutas e grandes jornadas. Esse gênero cinematográfico explora bastante cenas de combate corpo a corpo, perseguições físicas ou de carros/motos. Tem na sua premissa quase sempre a luta do bem contra o mal ou a busca de uma recompensa, tesouro ou resgate de alguém. Os personagens muitas vezes podem parecer rasos, desprovidos de tridimensionalidade, pois geralmente é dedicado mais tempo com o visual do filme, efeitos especiais etc. Os filmes de Ação podem se desdobrar no subgênero de Aventura.

Suspense

Suspense tendem a prender a atenção do espectador do início ao fim, lhe provocando sensações de ansiedade, apreensão e medo. Aqui, a atmosfera de tensão é mais valorizada do que o horror em si, e geralmente apresentam um mistério que vai se desenvolvendo aos poucos e preparando o terreno para sua audiência até chegar a seu clímax. Ao contrário do Terror, o Suspense aguça a curiosidade do público ao invés de lhe provocar reações extremas através de sustos.

Musicais

Musical é um gênero no qual a trama se baseia na musicalidade e/ou dança para se desenvolver. A história pode estar inserida em um contexto musical, com os personagens sendo músicos ou dançarinos; ou estar descolada deste universo, simplesmente se utilizando desse recurso para ser contada. O filme também tem a opção de ser totalmente musical ou ter cenas pontuais de música e dança.

Terror

Terror tem como prioridade assustar seu espectador e lhe causar desconforto. Ele lida com os medos mais primários do ser humano, e procura tirar reações negativas do público, mas mesmo assim é altamente consumido devido a adrenalina que provoca a quem assiste.

Drama

O filme dramático pode ser considerado o mais próximo da “vida real”, pois se baseia em eventos mais mundanos e ordinários, mostrando acontecimentos e personagens mais palpáveis. Esse gênero dá mais espaço ao desenvolvimento dos personagens e suas emoções, bem como às consequências de seus atos. Define-se por Drama um filme considerado “sério”.

Comédia

Tem como objetivo tocar o espectador através do humor, provocando o riso e a alegria. A Comédia pode ser evocada através de diálogos, situações equivocadas ou pelo simples humor visual físico, quando, por exemplo, um personagem cai; faz caretas; leva um golpe; etc.

Documentários

O Documentário, ao contrário de todos os outros gêneros, não é uma ficção. Ele retrata eventos e personagens verídicos, e exploram a realidade; mas vale lembrar que, por mais que busquem retratá-la, o Documentário não representa a “realidade real”, mas sim um recorte desta, com a visão do cineasta embutida. Existem filmes que utilizam o estilo documentarista como artifício para contar uma história de ficção, conhecidos como “Mockumentary” (“mock” significa “zombar”) e encaixam-se mais no gênero cômico.

 


Faltou alguma informação? Inclua mais uma pergunta com a resposta

Sua Pergunta: (Algo relevante sobre o assunto que não foi citado acima)

Responda a sua pergunta:

    Estou de acordo com o termo de uso