Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


O que foi a ditadura militar e Características dos Governos Militares

Perguntas e respostas sobre o que foi a ditadura militar. Quem foram os Presidentes da Ditadura Militar e quais são os Principais Filmes que retratam este período no Brasil?

Página Inicial / Geografia e História

Quando se iniciou a ditadura militar no Brasil?

No ano de 1964. E perdurou por 21 anos, tendo fim em 1985. Comandada, como o próprio nome diz, por Generais Militares, foi instaurada a partir de um Golpe Militar, contra o então Presidente do Brasil, João Goulart. Anos mais tarde, também foi divulgada a ajuda dos EUA aos Miliares Brasileiros, para esse Golpe, por acharem o governo de João Goulart, um governo voltado ao Comunismo.

Qual era o maior partido opositor ao regime?

Era o Partido Comunista Brasileiro, que mesmo proibido de existir, combateu a Ditadura Militar, por meio de seus principais líderes, e inclusive criou-se uma dissidência, a Aliança Libertadora Nacional, que pregava a Luta Armada como forma de Combate à Ditadura.

Quais eram as principais características dos governos militares?

Restrições aos direitos e garantias individuais dos cidadãos, uso da violência, fortalecimento do executivo em detrimento ao legislativo, interferências em decisões judiciais, centralização do poder nas mãos dos militares e controle de partidos políticos e sindicatos trabalhistas. A ditadura restringiu o voto, reprimiu com violência qualquer atividade que demonstrasse contrariedade ao governo militar.

Quem foram os presidentes desta época?

  • Marechal Castello Branco, de 1964 a 1967
  • Marechal Costa e Silva, de 1967 a 1969
  • General Médici, de 1969 a 1974
  • General Ernesto Geisel, de 1974 a 1979
  • General Figueiredo, de 1979 a 1985

Quais são os principais filmes que retratam a ditadura militar no Brasil?

  • Pra frente Brasil, de Roberto Farias. (1982)
  • Jango, de Silvio Tendler. (1984)
  • Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho. (1985)
  • O que é Isso, Companheiro, de Bruno Barreto. (1997)
  • Ação entre Amigos, de Beto Brant. (1998)
  • O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburguer. (2006)
  • Zuzu Angel, de Sérgio Rezende. (2006)
  • O Dia que Durou 21 Anos, de Camilo Tavares. (2012)
  • Dossiê Jango, de Paulo Henrique Fontenelle. (2013)
  • Tatuagem, de Hilton Lacerda. (2013)

O que foi a censura durante este regime?

Foram Atos dos Governos Militares retirando a liberdade de expressão da imprensa, músicos, artistas, e praticamente toda a Sociedade Brasileira contrária a Ditadura Militar. Essa Censura se intensificava a cada novo ato militar, os chamados Atos Institucionais. Os grupos de teatro, programações de televisão, músicas, tudo passava por uma avaliação para que não passasse nada que envolvesse critica contra o governo. Tudo que não passasse pela censura era barrado e os responsáveis punidos violentamente. Algumas criticas eram mascaradas por artistas e músicos que com sorte conseguiam passar pela censura, muitos outros além das torturas eram banidos para outros países, só podendo voltar ao Brasil muitos anos depois, após o fim do regime militar.

Como terminou a ditadura militar no Brasil?

Durante o último governo de um Presidente Militar, o de João Figueiredo, houve uma forte pressão da Sociedade exigindo a volta do Estado de Direito e de Eleições Livres. Essa época ficou marcada pelo Movimento das Diretas Já, liderado por políticos, jornalistas, artistas, esportistas e contando com o apoio da maioria da sociedade. Mobilizando toda a população defendendo as eleições diretas para presidente da República.

E hoje, o que as pessoas pensam sobre isso?

Curiosamente até certo tempo o que se ouvia é que foi um período muito ruim e complicado em nosso país, mas parece que atualmente há um certo sentimento mais voltado para o militarismo. Isto aconteceu principalmente pelas crises políticas que tornaram mais forte nos governos de esquerda iniciado por Lula e depois por Dilma Rousseff. Houve muita manifestação em prol do militarismo e chegou-se a cogitar a interferência militar no país novamente. Foi uma época de muita repressão e torturas, porém as pessoas que não entendem como foi o período e não estudam para saber mais, pedindo uma intervenção novamente.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes