Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Comprar apartamento na planta. Dicas, vantagens e cuidados

Veja as diversas informações sobre comprar apartamento na planta. Dicas para você ficar atento antes da compra, vantagens, desvantagens e cuidados essenciais.

Página Inicial / Imóveis e Construção

O que é a venda de apartamento na planta?

É uma modalidade de venda onde ela ocorre antes do edifício ser construído, normalmente o processo ocorre da seguinte forma:

É feito o projeto e aprovado na prefeitura, depois eles fazem uma maquete do edifício, bem como fazem a construção de um apartamento no solo e toda a decoração dele. Preparam o material e estande de vendas e ai ocorre o lançamento.

A partir do lançamento, os interessados podem visitar o apartamento decorado para terem uma ideia de como será o apartamento depois de pronto. Havendo interesse é feito a venda.

Como é feito o pagamento?

Geralmente você paga em torno de 30% do valor do apto no período da compra até a entrega dele pronto e o restante é financiado quando ele estiver pronto. Claro que você pode pagar a vista ou optar por não financiar.

Como é feito o pagamento desses 30%?

O prazo para construção de um edifício de apartamentos gira em torno de 2 anos e meio a 3 anos, então, geralmente eles pegam esses 30% e dividi ele pelo prazo de construção. Ai tem várias formas e propostas, o mais usual é a pessoa dar um X de entrada, dividir um parte pela quantidade de meses equivalente ao prazo da construção e dar ainda algumas parcelas intermediárias. Contudo, você pode fazer a sua proposta. Normalmente eles aceitam.

Quais as vantagens de comprar um apartamento na planta?

O preço geralmente é bastante compatível com o imóvel, alguns acreditam até que seja um pouco mais em conta. Também conta como vantagem o fato de você comprar um apartamento novo e em muitos casos ema uma localização mais privilegiada.

Quais as desvantagens?

Se a pessoa tem pressa e precisa de um imóvel comais urgência, acaba sendo uma desvantagem, pois você está comprando algo que ainda não existe e levará algum tempo até que você consiga entrar no imóvel.

Também é comum ocorrer os atrasos na entrega e ainda o fato de que você está comprando algo que não viu e depois de pronto a experiência pode ser diferente daquela que você esperava.

Quais as dicas para comprar um apartamento na planta?

Pergunte a si mesmo o porquê desta compra? Necessidade para moradia? Investimento? Outros?

Você tem recursos suficientes para pagá-lo?

Se for depender de financiamento é importante fazer uma simulação no site de Caixa para saber se você conseguirá obter o financiamento quando o apartamento for entregue, pois é necessário ter uma renda compatível, nome limpo, entre outras coisas.

Não se impressione com o apartamento decorado, normalmente ele é feito por profissionais do design de interiores e tudo é milimetricamente pensado. Quando você for mudar para o apartamento, esqueça seus móveis, muito provavelmente eles não irão caber lá e você terá de mobiliar o apartamento seguindo a linha do decorado.

Ao escolher o apartamento tome cuidado com o andar e a posição do apartamento. Se for um andar baixo, avalie se ele irá ficar de frente para a piscina, salão de festas, quadras, campos de futebol ou coisa parecida.

Além disso, avalie a posição do sol da tarde, pois alguns apartamentos são verdadeiros fornos em função da posição dele.

Entre outros


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes