icone Logo

Tipos de moradia: Casas de pau a pique, palafita, edifícios, alvenaria e mais

Perguntas e respostas sobre tipos de moradia. Casas de pau a pique, palafita, barracos, construção de alvenaria, condomínios de casas, edifícios e mais.

 

Como são as casas pau a pique?

Normalmente construídas à beira de estradas ou em chácaras, as casas Pau a pique são feitas com barro, que formam as paredes ou o sustentam o telhado, se houver a necessidade de usar telhas, que raramente são usadas. Também se usam galhos, varas e palhas.

O que são palafitas?

São residências construídas com madeira ou estacas. As casas desse tipo costumam ser construídas sobre os rios e geralmente são locais habitados por pessoas de baixa renda.

Como são os edifícios?

Dos mais simples aos mais luxuosos, os edifícios são feitos quase totalmente de ferro, que sustentam a estrutura contra grandes impactos. Sendo empreendimentos verticalizados, imobiliárias fornecem essas habitações que servem tanto para moradia, negócios e lazer num mesmo local.

Como são as casas de alvenaria?

É a moradia mais comum. Construídas a partir de tijolos, areia e cimento, as casas de alvenaria oferecem maior flexibilidade na hora de construir, podendo ter mais de um andar ou adaptada em outros estilos.

Oca. O que é?

Moradias mais presentes nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil em comunidades indígenas, as ocas são construídas com palha, galhos de árvores e folhas de bananeira e outras árvores. O chão é de terra batido.

Como são os cortiços?

Os cortiços, também conhecidas como cabeças de porco, são casas de cômodo agrupadas que são derivadas de antigos cortiços. Por serem menores, são mais baratas e cerca de 296 mil brasileiros residem em moradias como essa. Geralmente são locais onde vivem pessoas de baixo poder aquisitivo.

Como são os condomínios?

Os condomínios são espaços compostos por moradias em local frequentado apenas pelos próprios moradores e visitantes autorizados. Os condomínios podem variar quanto a seu porte, e são distribuídos em lotes podem custar mais caro do que as moradias convencionais. Da mesma forma que os edifícios, os condomínios também buscam integrar a moradia com entretenimento aos moradores no mesmo local.

O que são os barracos?

Construídos de forma precária, os barracos são feitos com latas, papelões, restos de materiais recicláveis e isopor. São muito evidentes em locais precários, como favelas e invasões.

 


Faltou alguma informação? Inclua mais uma pergunta com a resposta

Sua Pergunta: (Algo relevante sobre o assunto que não foi citado acima)

Responda a sua pergunta:

    Estou de acordo com o termo de uso