icone Logo

Tipos de moradia: Casas de pau a pique, palafita, edifícios, alvenaria e mais

Perguntas e respostas sobre tipos de moradia. O que é moradia? Casas de pau a pique? Casas de palafita? Barracos? Alvenaria? Condomínios de casas? Edifícios?

 

O que é moradia?

Casa, residência, lar e moradia são os lugares criados pelo homem, cujas funções são proteger-se dos fenômenos naturais e de refúgio, na busca de um ambiente de afetividade com relações saudáveis. Nenhum ser humano vive sem um lugar. A importância da moradia, também se justifica, pelo seu significado à evolução humana. Há inúmeros tipos de moradias, dependendo da condição social e financeira, uma pessoa pode morar onde melhor decidir.

Casas de pau a pique?

As casas de pau a pique são muito simples, construídas nas estradas, nas proximidades das cidades de interior, e em sítios ou chácaras. Suas paredes são levantadas com barro e varas retiradas de árvores. Os telhados são feitos de palha ou com as próprias varas e o barro, mas alguns são feitos com telha comum.

Casas de palafita?

As casas de palafita são feitas em madeira e ficam suspensas por estacas, por onde passam águas de rios. É muito comum vermos este tipo de moradia nas regiões mais pobres do nordeste brasileiro. São habitadas geralmente por famílias muito pobres que vivem da pesca local, essas regiões não possuem saneamento básico.

Barracos?

Os barracos são, normalmente, aquelas casas feitas em bairros mais distantes ou nas favelas. São muito simples, geralmente construídos com restos de madeira, isopor, latão e papelão.

Alvenaria?

Alvenaria é o nome dado às casas feitas de tijolos, cimento e areia. Essas casas podem ser térreas ou em forma de sobrado, com mais de um andar, mas tudo depende do gosto e das condições financeiras que a pessoa tem.

Condomínios de casas?

Hoje em dia existem os condomínios de casas, onde em uma determinada área são vendidos os lotes para as pessoas fazerem suas casas. Muito são luxuosos e com uma estrutura bem desenvolvida, com lagos, parques, praças, quadras, piscinas, pista de bicicleta, pista para correr, churrasqueiras, etc.

Edifícios?

Os edifícios são construídos com armações de ferro, para ter sustentação e aguentar o peso do seu tamanho ou altura. Também são usados em suas construções cimento, tijolos, areia e placas de concreto. Várias famílias moram em um mesmo edifício, mas cada uma em um apartamento.

 


Faltou alguma informação? Inclua mais uma pergunta com a resposta

Sua Pergunta: (Algo relevante sobre o assunto que não foi citado acima)

Responda a sua pergunta:

    Estou de acordo com o termo de uso