Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Produto tangível e intangível. Conceito de valor, hierarquia e mais

Perguntas e respostas sobre o que é um produto tangível e intangível? Qual o seu conceito de valor ? Como uma pessoa pode ser um produto? Quais são os 5 níveis de hierarquia dele.

Página Inicial / Produtos e Serviços

O que é produto?

Segundo Kotler/Keller (famoso no mundo e popularmente conhecimento como criador da Bíblia do Marketing), um produto é tudo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou um desejo. O produto pode ser um bem físico, serviços, experiências, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações.

Como uma pessoa pode ser um produto?

Uma pessoa pode entrar na classificação de produto a partir do momento em que ela disponibiliza uma função que precisa ser paga. Por exemplo. Um professor, a partir do momento em que ele está dando aula, ele está passando aos alunos o seu produto. Contratar um determinado professor para dar um curso significa que você está adquirindo um produto, e nesse caso seria a contratação da pessoa que está lhe oferecendo um serviço.

Quais são os tipos de produtos existentes?

O produto pode ser tangível ou intangível.

Tangível:

O produto tangível é aquele que é um bem físico, material, que você pode pegar e sentir. Um produto como por exemplo uma caneta, que você pode pegar nas mãos. O bem tangível é aquele que possui matéria, constitui um objeto. Ele pode ser móvel que pode ser removido do local onde se encontra como móveis, marcadores, mesas, etc, e bem produto imóvel que é aquele que não pode se locomover como edifícios e terrenos.

Intangível:

O produto intangível é aquele que não é físico, o produto que você não está vendo. O intangível não possui matéria, embora possua valor e utilidade para uma organização ou pessoa. Pode ser considerado um bem intangível a marca de uma organização e a importância que essa marca tem no mercado. Pode ser considerado um produto intangível uma hospedagem de Hotel. Você se hospeda no Hotel, você está adquirindo um produto intangível pois, você não irá levar o Hotel para casa, e nem o quarto para casa, você está usufruindo de um serviço que é intangível.

Qual o conceito de valor de um produto?

O conceito de valor do produto não significa o seu valor de mercado em dinheiro, o valor de um produto é o valor emocional, o valor pratico, o valor usual que aquele determinado produto tem para o cliente que o compra.

Quais são os seus 5 níveis de hierarquia?

A hierarquia do produto (não a hierarquia da necessidade), possui cinco níveis: (exemplo usado: Uma caneta)

  • Benefício central: Uma caneta para escrever.
  • Produto básico: Uma caneta que tenha uma formatação igual a outra caneta.
  • Esperado: Eu espero que esta caneta não falhe, não manche, que escreva corretamente, que não quebre, que seja boa.
  • Ampliado: Um produto ampliado é que espere que esta caneta seja uma caneta diferenciada, com um designer mais moderno, um estrutura mais valiosa (prata,ouro).
  • Potencial: O produto em potencial é quando este produto, no caso esta caneta supera todas as expectativas. Ela criou uma marca e quem a compra espera ter um status. Ela é uma caneta, ela tem uma boa forma, ela escreve bem, e tem uma marca maior do que as outras canetas disponíveis no mercado.

 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes