Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Posto de saúde. Serviços e horário de atendimento ao público

Perguntas e respostas sobre posto de saúde. Qual a equipe de trabalho de posto de saúde? Como é feito o atendimento nessas unidades e horário de atendimento ao público.

Página Inicial / Saude

O que é posto de saúde?

É um local destinado co cuidado da saúde da população, nele são feitos atendimentos médicos, aplicação de vacinas, curativos, entrega de medicamentos e outros procedimentos ligados a saúde.

Horário de abertura?

Normalmente abre das 07h as 17h de segunda à sexta. Existem alguns que funcionam 24h.

Quem compõe a equipe de trabalho?

Trabalham no posto de saúde: faxineiras, atendentes de balcão, farmacêutico, dentista, técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem técnico de raio x, patologista, biomédicos, médicos, cozinheiras, motoristas, socorristas, enfermeiras e segurança.

Quais campanhas se realizam nesses postos?

Campanhas preventivas contra AIDS, câncer de mama, câncer de próstata, contra hepatite c, campanha de vacinação, contra câncer no colo do útero, campanha conta gripe em idosos e crianças. Acompanhamento de pessoa em tratamento longo como pró exemplo tuberculose, onde o paciente vai todos os dias no posto de saúde tomar a medicação. Campanha contra a diabetes e pressão arterial.

Como é feito o atendimento?

O atendimento é feito tanto com consultas marcadas, ou de emergência. Que atente várias especialidades tais como: acompanhamento de pré natal, acompanhamento com pediatra, geriatra, cardiologista, dentista, psicólogo, clinico geral, dermatologista, ginecologista, nutricionista. Através do postos de saúde também pode ser marcado consultas, exames em diversas especialidades. Quando o posto de saúde não tem capacidade para realização de determinados exames, esse são marcados para um hospital de referência para atender toda a população.

Quais os principais serviços prestados nesses locais?

Consultas médicas, vacinação, campanha como câncer de mama, aferimento de pressão, curativos, distribuição de medicamentos, inalação acompanhamentos de tratamentos longos, atendimento odontológico, suturas, dentre outas atividades. Distribuição de camisinhas tanto masculinas como femininas para controle de natalidade e de doenças sexualmente transmitidas, coletas de exames.

Quem pode ir ao posto de saúde?

Toda a população, sem restrição de idade, sexo, ou cor. Lembrando que se deve levar os documentos para conseguir o atendimento. Os documentos são: certidão de nascimento, RG, certidão de casamento, e quando o sistema tiver um cadastro próprio o cartão do posto, para os menores de 2 anos deve-se levar sempre a carteira de vacinação atualizada.

Quem é  responsável?

A criação e manutenção dos postos de saúde é dos governos municipais, ainda que eles recebam repasses do governo federal. Cada município precisa avaliar a quantidade e a melhor forma de criar e manter esses serviços que são gratuitos à população de maneira geral, independentemente de renda, crença, cor de pele, idade, sexo e outros.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes