Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Tipos de articulações: Fibrosas, sutura, sindesmose, gonfose e outras

Perguntas e respostas sobre tipos de articulações, como as fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. Quais as doenças que podem afetar as articulações?

Página Inicial / Saude

Qual a função das articulações?

As articulações são conexões entre dois ou mais ossos. Nos animais vertebrados, incluindo os seres humanos, elas são revestidas de cartilagem e têm bolsas de fluido lubrificante.

Quantos tipos de articulações existem?

Há três tipos de articulações principais: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. Todas elas têm subdivisões de classificação.

O que são articulações fibrosas?

Essas articulações são as que têm tecido fibroso entre os ossos. Elas são subdivididas em sutura (com pouco tecido fibroso), gonfoses (entre cavidades e saliências) e sindesmoses (ligadas por fibras colágenas ou lâminas de membrana intraóssea).

Como são as articulações cartilaginosas?

Este tipo de conexão possui cartilagem entre os ossos. Elas podem ser classificadas em sincondroses (com fina cama de cartilagem ligando dois ossos e podem desaparecer conforme o passar do tempo) ou sínfises (com uma cartilagem fibrosa grossa).

Sinoviais

Estas articulações estão no encontro de dois ossos com líquido sinovial, mantido por uma membrana de cartilagem fibrosa. Este tipo de conexão é classificada de acordo com seus eixos, movimentos e formatos.

As classificações de acordo com quantidade de eixos e movimentos são: não-axial (deslizamento); uniaxial (um eixo e dois movimentos); biaxial (dois eixos e quatro movimentos); triaxial (três eixos e seis movimentos) e poliaxial (triaxial com maior mobilidade).

E com relação aos formatos?

Já com relação ao formatos, as articulações sinoviais se classificam como concordantes (adaptam-se uma a outra) ou discordantes (a articulação tem artifício para encaixe). São tipos de articulações sinoviais concordantes: enartroses (esféricas), trocartroses (cilíndricas), trocleartroses (dobradiça), condilartroses (elípticas), efipiartroses (encaixe recíproco) e artrodias (superfícies planas). Já as articulações sinoviais discordantes são: meniscartroses (têm cartilagens fibrosas que aumentam a superfície articular e a torna mais côncava) e heteroartroses (possuem ligamentos).

Quais as doenças que podem afetar as articulações?

Essas conexões entre ossos podem ficar doentes por vários motivos. Alguns dos quadros mais comuns: bursite (inflamação da bolsa sinovial), artrite reumatoide (doença autoimune que inflama as articulações), gota (tipo de artrite causada pelo excesso de ácido úrico no corpo) e febre reumática (inflamação de tecidos presentes em torno das articulações).


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes