Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Tipos de doenças causadas por vírus, bactérias e fungos

Perguntas e respostas sobre tipos de doenças, como as principais causadas por vírus, bactérias, fungos, neurológicas, nutricionais, psicológicas, cutâneas e outros tipos.

Página Inicial / Saude

O que são diferentes tipos de doenças?

As doenças são classificadas de acordo com o agente causador (como fungos, bactérias ou vírus) ou com base na parte do corpo em que se manifestam. A seguir, confira quais são os principais tipos de doenças.

Causadas por bactérias

As principais doenças causadas por bactérias são: hanseníase ou lepra, coqueluche, tuberculose, tétano, disenterias bacterianas, tracoma e gonorreia. As bactérias não são transmitidas, em sua maioria, como os vírus, porém, muitas são mais agressivas. Podem sobreviver em diferentes ambientes e apenas 1% causam doenças nas pessoas.

Causadas por vírus

Já entre as principais doenças causadas por vírus estão: resfriados e gripes, rubéola, catapora, sarampo, febre amarela, caxumba, hepatite a vírus, AIDS, raiva e dengue. A meningite também pode ser causada por vírus, é transmitida pelo ar, mas é menos perigosa eu a meningite bacteriana. Os vírus não sobrevivem sem um hospedeiro e causam em geral uma infecção simples. O tratamento das doenças causadas por vírus é geralmente feito somente para aliviar o desconforto, deixando o próprio sistema imunológico encarregado de expelir do organismo.

Causadas por fungos

As causadas por fungos, por sua vez, são: onicomicose, mucormicose, candidíase, peniciliose, pneumocistose, coccidioidomicose, sinusite fúngica, meningite fúngica e histoplasmose. A maioria das doenças causadas por fungos não são fatais, porém, quando se tratam de pessoas imunodeprimidas (baixa ou nenhuma imunidade), como aidéticos ou transplantados, por exemplo, mesmo os fungos se tornam fatais.

Metabolismo

As doenças do metabolismo são as que afetam o sistema metabólico. Algumas delas são: acrocianose, artrose, cirrose hepática, diabetes (mellitus ou insipidus), hipertireoidismo, câncer e mal de Alzheimer.

Imunológicas

Já algumas doenças que afetam o sistema imunológico são: síndrome de Sjogren, artrite reumatoide, esclerose múltipla, doença celíaca, vitiligo e lúpus. Estas doenças ocorrem quando o sistema imunológico, que é responsável por proteger o organismo, não funciona da maneira adequada e assim os indivíduos se tornam mais susceptíveis a contrair doenças.

Nutricionais

As doenças nutricionais, geralmente causadas por alimentação insuficiente ou incorreta, são: anorexia nervosa, hipotireoidismo, bulimia, bócio endêmico, raquitismo, hipercolesterolemia e osteoporose.

Cutâneas

As doenças cutâneas são aquelas que afetam a pele (especialmente do rosto). Algumas delas são: acromatose, acalvaria, dermatoma, glaucoma, espinhas, psoríase e outras.

Psicológicas

As doenças psicológicas, por sua vez, são condições, disfunções ou perturbações que afetam a saúde mental do indivíduo. Entre elas destacamos transtornos alimentares, depressão, ansiedade e irritabilidade. As doenças psicológicas quando não tratadas podem gerar muitos danos, inclusive físicos, podendo acarretar outras doenças. A ansiedade, por exemplo, é um transtorno psicológico mas que se não tratada pode levar o individuo a morte, causando uma hiperventilação (excesso de O²).

Neurológicas

As doenças neurológicas são as que afetam o sistema nervoso central do indivíduo. Entre suas representantes destacamos: acalasia, epilepsia, catalepsia patológica, doença de Huntington, Síndrome de Tourette e Síndrome de Shy-Drager.

Existem outros tipos de doença?

Além dos tipos de doença já destacados no decorrer deste artigo existem ainda as doenças causadas por produtos químicos (tais como pneumonia, asma e silicose).


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes