Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Tipos de ergonomia: Conscientização, concepção, correção e mais

Perguntas e respostas sobre tipos de ergonomia, como as de conscientização, de concepção, de correção e participativa. Qual a importância do projeto ergonômico para a empresa?

Página Inicial / Saude

O que é ergonomia?

A origem da palavra ergonomia é grega: ergon (trabalho) e nomos (leis). O objetivo da ergonomia é adaptar os ambientes profissionais às necessidades dos trabalhadores para melhorar as condições de saúde, segurança, conforto e produtividade e eficiência. Corresponde a uma série de medidas para reduzir problemas como as doenças ocupacionais e a baixa produtividade no trabalho decorrente de ambientes mal estruturados.

Quais as áreas de atuação?

A ergonomia pode ser aplicada em qualquer setor – hospitais, escolas, indústrias, transportes, centros de processamento de dados, bancos, entre outros. A finalidade eliminar ou reduzir ao mínimo possível fatores que comprometem a saúde física e mental das pessoas que ocupam estes locais. A ergonomia orienta a elaboração de projetos arquitetônicos, desenhos industriais, design de interiores, iluminação, temperatura, modelos de equipamentos.

Qual a importância do projeto ergonômico para a empresa?

A implantação de um projeto ergonômico resulta na melhoria da produtividade, redução faltas ao trabalho e licenças médicas prolongadas. Isto porque a ergonomia é fundamental para a prevenção de lesões que afetam os músculos e o esqueleto humano, como as lesões por esforço repetitivo (LER) e aos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT).

Veja abaixo alguns dos principais tipos de ergonomia:

De correção

A ergonomia de correção modifica parcialmente elementos da área de trabalho como as dimensões, iluminação, ruídos e temperaturas para adaptá-los ao fluxo de pessoas, tornando-os mais confortáveis e salubres.

De concepção

Ao contrário da ergonomia de correção, a ergonomia de concepção é uma interferência mais ampla no desenvolvimento no projeto – da planta, instalações de equipamentos, organização da linha de produção e formação de pessoal.

De conscientização

Para conscientizar os trabalhadores sobre os benefícios da ergonomia. É necessário orientá-los sobre doenças ocupacionais geradas por ambientes mal planejados e insalubres. A importância da ginástica laboral e da pausa para descanso. Outro objetivo é informar os trabalhadores sobre o uso adequado de equipamentos, maquinários, bem a postura correta na execução das tarefas como, por exemplo, sentar-se da maneira certa para evitar problemas na coluna.

Participativa

A participação dos membros da organização pode ser estimulada com a criação do Comitê Interno de Ergonomia, com representantes da empresa e funcionários. Quanto maior for o engajamento melhores serão os resultados do projeto ergonômico.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes