Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Tipos de infarto: branco, vermelho e agudo do miocárdio. Causas e sintomas

Perguntas e respostas sobre tipos de infarto, como o vermelho, agudo do miocárdio e branco? Quais são as suas causas, sintomas e quais são seus fatores de risco?

Página Inicial / Saude

O que é um infarto?

Também chamado de ataque cardíaco ou enfarte, é a ausência ou diminuição da circulação sanguínea no coração. Dessa forma, o músculo fica sem oxigênio e seus nutrientes, provocando lesões como uma necrose. O infarto só ocorre quando o sangue oxigenado na área do coração é insuficiente, essa falta de circulação sanguínea nesta área é chamada de isquemia. É a obstrução da veia coronária.

Por que ele leva à morte?

Pelo tempo e tipo da interrupção sanguínea e o local onde ela ocorreu, pode haver a morte celular, comprometendo diretamente o funcionamento do coração. O infarto não é o mesmo que a parada cardíaca, porém o infarto pode ocasionar uma parada.

O que causa o infarto?

A obstrução de uma artéria coronária normalmente é causada pela aterosclerose, que é a presença e excesso de colesterol em suas paredes. Ele impede que o sangue circule nas veias, já que as placas de colesterol acabam criando fragmentos, tampando as vias. O tabagismo, obesidade, diabetes, hipertensão arterial, estresse, sedentarismo, alcoolismo, uso constante de drogas, histórico familiar e nível alto de colesterol no organismo são fatores que podem gerar o infarto. Outros fatores de risco também são: menopausa: os hormônios femininos proporcionam certa proteção vascular que é perdida quando as mulheres chegam à menopausa. Doenças como lúpus e artrite também podem aumentar as chances de infarto

Quais são os sintomas?

Os sintomas são dor contínua no tórax com intensa sensação de compressão, com dor irradiada para o lado esquerdo do corpo. É comum sentir azia e enjoos, com vômitos, tontura e desmaios. Vale ressaltar que não são todos os indivíduos que sofrem os mesmos sintomas e podem variar entre homens e mulheres. Os homens ainda possuem mais chances de sofrer um infarto quando comparados às mulheres.

Há tipos diferentes?

Sim, há o infarto branco, vermelho e agudo no miocárdio.

Branco

É um tipo de infarto que obstrui artérias do coração, mas também rins, baço e cérebro. As causas são sempre arterial, como oclusão de trombo-embólica compressiva. Não causa hemorragia.

Vermelho

É caracterizado por uma intensa hemorragia, que deixa a área avermelhada. Pode ser causado pela obstrução arterial ou venosa e em órgãos com intensa circulação colateral.

Agudo no miocárdio

É o mais conhecido e sinônimo do infarto comum, já que sua principal causa é a aterosclerose. Essa obstrução dos vasos sanguíneos provoca uma falta de oxigenação das células e sua morte, quando há uma prolongação do quadro.

Ele pode ser súbito e intenso, sem que haja tempo de uma correção através de tratamento adequado, sendo letal.

O infarto agudo no miocárdio pode também ser causado pelo impedimento da circulação sanguínea através da contração súbita da parede arterial ou através do desprendimento de um coágulo dentro do coração.

Esta obstrução pode ser total ou parcial, ou seja, bloqueia parcialmente a veia coronária ou bloqueia totalmente.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes