icone Logo

Tipos de quimioterapia: Imunoterapia, direcionada, hormonal e mais

Perguntas e respostas sobre tipos de quimioterapia. O que é quimioterapia? Como são administrados os remédios? Ela pode ser combinada com outros tipos de tratamento? Ela dói? Terapia Hormonal?

 

O que é quimioterapia?

A quimioterapia é um tipo de tratamento médico que introduz na circulação sanguínea compostos químicos, chamados quimioterápicos, para combater o câncer. A quimioterapia utiliza medicamentos que destroem as células doentes e impedem que as mesmas se espalhem pelo corpo. Esses medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor e impedindo que se espalhem pelo organismo.

Como são administrados os remédios?

A medicação pode ser administrada das seguintes formas:
Via oral (pela boca)
O medicamento é ministrado em forma de comprimidos, cápsulas e líquidos;
Intravenosa (pela veia)
A medicação é aplicada na veia por meio de cateter (um tubo fino colocado na veia), na forma de injeções ou diluído ao soro;
Intramuscular (pelo músculo)
A medicação é aplicada por meio de injeções no músculo;
Subcutânea (abaixo da pele)
A medicação é aplicada por meio de injeção no tecido gorduroso acima do músculo;
Intratecal (pela espinha dorsal)
A aplicação é feita no líquor, o líquido da espinha, sendo administrada pelo médico, em uma sala própria ou no centro cirúrgico;
Tópico (sobre a pele)
O medicamento, líquido ou pomada, é aplicado diretamente sobre a pele.

Ela pode ser combinada com outros tipos de tratamento?

A quimioterapia pode ser empregada como tratamento isolado ou combinado com radioterapia, cirurgia ou outro procedimento indicado pelo médico, dependendo do tipo do tumor, sua localização e o estágio da doença. O tratamento pode ser realizado durante a internação hospitalar ou em ambulatório, em área especialmente preparada para esse fim.

Ela dói?

Não. A quimioterapia não causa dor e o paciente só sentirá a “picada” da agulha na pele na hora de puncionar a veia para fazer a medicação. Certos medicamentos podem causar sensação de desconforto, ardência, queimação, placas avermelhadas na pele e coceira. Nesses casos, o paciente deve avisar imediatamente ao profissional que o estiver atendendo.

Terapia Hormonal?

Terapia Hormonal: Estes tratamentos alteram a quantidade de hormônios (substâncias químicas naturais que circulam na corrente sanguínea e regulam a atividade de determinadas células ou órgãos) no organismo, o que ajuda, pois vários tipos de câncer, incluindo câncer de mama e de próstata, só podem crescer e se espalhar na a presença de certos hormônios.

Terapia Direcionada?

Terapia Direcionada: Estes tratamentos agem direcionados em genes-alvo específicos, ou proteínas dentro da célula cancerosa, ou até afetam o tecido do ambiente que o câncer está localizado, o que contribui para o crescimento do câncer.

Imunoterapia?

Imunoterapia: Estes tratamentos são destinadas a reforçar as defesas naturais do organismo para combater o câncer. Ele utiliza materiais feitos pelo corpo ou em um laboratório para incentivar, ou restaurar, a função do sistema imunológico.

 


Faltou alguma informação? Inclua mais uma pergunta com a resposta

Sua Pergunta: (Algo relevante sobre o assunto que não foi citado acima)

Responda a sua pergunta:

    Estou de acordo com o termo de uso