icone Logo

Tipos de voz ou vozes: Masculinas, femininas, timbre, extensão vocal e mais

Perguntas e respostas sobre tipos de voz ou vozes masculinas e femininas. O que é harmonia musical, extensão vocal e timbre musical. Veja as respostas.

 

Quais são os tipos de vozes masculinas e femininas?

Existem três tipos de vozes para os homens na música: Tenor, Barítono e Baixo.

Existem na música três classificações para vozes femininas: Soprano, Meio-Soprano e Contralto.

Tenor

A voz do tenor é a mais aguda produzida por um homem sem o recurso do falsete (tom mais agudo masculino e não natural, onde de forma controlada o homem alcança notas mais altas).

Barítono

A voz do Barítono é mediana, está entre as vozes do Tenor e do Baixo. É uma voz grave e aveludada se comparada com a dos tenores, porém com menos recursos e agilidade.

Baixo

Quem tem esse tipo de voz apresenta tons graves raros e pouco encontrados. Com menor alcance vocal, a voz se apoia na caixa torácica produzindo diversas e profundas sonoridades.

Soprano

Essa é a voz feminina com maior alcance vocal e mais aguda.

Como é a voz Meio-Soprano? É a voz feminina mais encontrada, como o próprio nome sugere, é uma voz intermediária entre o Soprano e o Contralto. Sendo mais encorpada, mas ainda com um bom alcance de notas.

Contralto

Esse tipo de voz é mais baixo e mais robusto. Pode ser difícil encontrar esse tipo de voz. Ela tem menor alcance, mas maior soa quase como um tom masculino com amplitude de registro.

O que é um timbre musical?

O Timbre é uma característica sonora que ajuda a distinguir sons com a mesma frequência, ou seja, no mesmo ritmo e tom, por exemplo, mas com algo que diferencie esse som, no caso o timbre.

O que é extensão vocal?

Extensão vocal é a capacidade de uma pessoa em alcançar notas graves e agudas, tons altos e baixos, estando em seus limites e os ultrapassando com artifícios vocais.

O que é harmonia musical?

A harmonia se dá quando vários sons, sejam vozes ou instrumentos se encontram de forma uniforme e que agradem aos ouvidos, formando assim a harmonia musical

 


Faltou alguma informação? Inclua mais uma pergunta com a resposta

Sua Pergunta: (Algo relevante sobre o assunto que não foi citado acima)

Responda a sua pergunta:

    Estou de acordo com o termo de uso