Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Detran nada consta, consulta placa e via direta

Perguntas e respostas sobre Detran nada consta, consulta placa e via direta. Sobre o Nada Consta? Após quantos dias aparece os dados no site? Como aparecem os registros? E se a multa foi por outros órgãos?

Página Inicial / Serviços Públicos

Sobre o Nada Consta?

O serviço Nada Consta da PRF serve para informar se seu veículo possui multas por infringir o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), registradas pela Polícia Rodoviária Federal.

Após quantos dias aparece os dados no site?

De acordo com informações do próprio site da PRF, a consulta lista os autos de infrações pendentes de pagamento lavrados para o veículo consultado. É importante lembrar que os autos de infração extraídos podem ser incluídos no sistema até 30 dias após o cometimento da infração.
Isso significa que, nos trinta dias anteriores à data da consulta, o veículo pode ter sido autuado e a multa ainda não estar no banco de dados do sistema.

Como aparecem os registros?

Se durante a pesquisa você encontrar registro de infrações, você terá acesso às informações de data, hora, local e enquadramento. Além disso, também poderá gerar o boleto para pagamento da multa e se tiver prazo, poderá recorrer. As vezes o sistema online apresenta erro ou demora para gerar as informações, fique atento para não perder prazos para recorrer, caso não receba a notificação em casa.

E se a multa foi por outros órgãos?

Caso o veículo tenha sido autuado por outros órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, as informações deverão ser buscadas junto a essas respectivas instituições ou ao Departamento de Trânsito (DETRAN) onde o veículo é registrado.

E se a multa for aplicada pela PRF?

Já nas multas feitas pela PRF em infrações cujo fundamento não seja o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), relativas à fiscalização de produtos perigosos, ANTT e outros, é preciso buscar informações junto às unidades administrativas da própria PRF.

Como consultar se existem infrações para Seu veículo?

Para fazer a consulta, você deverá informar, no site da PRF, a placa do carro e o Registro Nacional de Veículos Automotores, o Renavam. Além disso, deverá informar um código gerado para garantir a segurança do acesso.
Para realizar consultas de multas vinculadas ao CPF ou CNPJ, você deve procurar a unidade da Polícia Rodoviária Federal mais próxima. (Motoristas Profissionais)
PRF Multas mais Comuns: Excesso de Velocidade, Ultrapassagem proibida e Forçar passagem entre veículos ( esta última suspende a carteira).

Posso recorrer das multas?

Sim. O recurso das multas de trânsito é um DIREITO Seu. Ele está garantido no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e também na Constituição Federal.
Se você foi multado, você pode recorrer. Você não terá nenhum prejuízo por se defender. Mesmo que a multa esteja correta, é necessário um processo justo.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes