icone Logo

E-CNH SP. Consulta e validação da carteira

Perguntas e respostas sobre e-CNH SP. Consulta e validação da carteira. O que é o serviço e-CNH? Como consultar? Onde consultar? E-CNHSP? Uso do sistema e-CNHsp por médicos, psicólogos e CFCs? Como fazer a adesão ao e-CNHsp? Atendimento?

 

O que é o serviço e-CNH?

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de São Paulo, disponibiliza em seu portal a consulta de serviços online para os cidadãos que desejam informações sobre a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o seu veículo. São mais de 20 serviços disponíveis na internet. Um deles é o e-CNH, serviço utilizado para consultar o andamento da CNH no portal do DetranSP.

Como consultar?

Para acessar o portal e-CNH do DetranSP, o cidadão deve fazer o cadastro no portal, criando um usuário e senha e utilizar a aba “Serviços Eletrônicos”.

Onde consultar?

Para consultar o andamento de sua CNH o cidadão deve acessar o portal https://www.e-cnhsp.sp.gov.br/
Lá é possível encontrar todas as informações sobre o processo de sua CNH. Você escolhe entre as opções: Pessoa física ou Pessoa jurídica e digita seu CPF ou CNPJ.

E-CNHSP?

Na página do Detran-SP o cidadão também tem acesso ao portal de tira-dúvidas do e-cnhsp. Para acessa-lo é só clicar no ícone e-cnhsp tira-dúvidas no canto direito da tela. Você será redirecionado ao link

http://tiraduvidas.e-cnhsp.sp.gov.br/

e lá poderá consultar todas as informações sobre a CNH, como primeira habilitação, renovação, alteração de categoria, entre outros serviços.

Uso do sistema e-CNHsp por médicos, psicólogos e CFCs?

O uso do sistema e-CNHsp por médicos, psicólogos e CFCs credenciados no Detran.SP é tarifado de acordo com a tabela de preços publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo e no jornal Folha de São Paulo. Para ter acesso ao sistema, consultando e registrando informações nas bases de dados do Detran.SP, os profissionais e entidades acima mencionados necessitam assinar contrato de prestação de serviços de informática com a Prodesp – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo.
A adesão ao contrato pode ser feita a qualquer instante. A liberação do acesso ao sistema, após a assinatura, é imediata e automática, não requerendo qualquer outra ação do interessado.

Como fazer a adesão ao e-CNHsp?

A adesão deve ser realizada pelo usuário registrado no sistema e-CNHsp: médico, psicólogo e, no caso de CFCs, pelo respectivo proprietário cadastrado no Detran.SP, que, para isso, deverá possuir certificado digital (e-CPF). Lembramos que os certificados digitais aceitos pelo e-CNHsp são do tipo A3, padrão ICP Brasil; e que os fornecedores homologados para seu fornecimento são a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, a Serasa, o Serpro / Correios, a Caixa Econômica Federal, a Certsign e a Valid.

Atendimento?

O DetranSP disponibiliza em seu portal informações relacionadas aos Canais de Atendimento que prestam auxílio ao cidadão que busca informações sobre os serviços do Detran.SP, como o Disque-Detran.SP, dúvidas, ouvidoria, parceiros, unidades do Detran.SP e outros serviços.
Para conhecer todos os serviços oferecidos, assim como onde encontrar uma unidade do Detran.SP, acesse o portal do departamento http://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/detran/atendimento.

 


Faltou alguma informação? Inclua mais uma pergunta com a resposta

Sua Pergunta: (Algo relevante sobre o assunto que não foi citado acima)

Responda a sua pergunta:

    Estou de acordo com o termo de uso