icone Logo

Tipos de fibra óptica: Como funciona, cabos submarinos, redes telefônicas

Perguntas e respostas sobre tipos de fibra óptica. O que é fibra óptica? Geometria de uma fibra óptica? Como é o funcionamento? Transmissão? Cabos submarinos? Redes telefônicas? Vantagens das fibras ópticas?

 

O que é fibra óptica?

trata-se de um filamento com bastante flexibilidade e transparente. sua fabricação é feita a partir do vidro e plástico, permitindo assim ser utilizado como condutor de luz imagem ou algo codificado como sinal de internet. Inicialmente as fibras ópticas são utilizadas para transmissão de sinal óptico.

Geometria de uma fibra óptica?

Consistem em um núcleo central e cilíndrico de transparência e puro vidro, onde é isolado por uma camada de material com menores índices de refração, ou seja apenas o núcleo é composto por maior número de refração composto pela chamada “casca”, ao redor dessa casca é feito um revestimento de material plástico.

Como é o funcionamento?

A transmissão é feita da luz pela fibra seguindo um único principio, não dependendo de qualquer que seja o material utilizado para se aplicar. Para que o processo aconteça é lançado um feixe de luz no cabo de fibra óptica e esse fecho irá percorrer a fibra através de reflexões sucessivas.

Transmissão?

Mesmo á fibra confinada em um meio físico, á luz que é transmitida através do cabo possui um alcance de taxas de transmissão ou seja adquire uma certa velocidade. Essa velocidade é elevadíssima, cerca de 40 Gbps. Com uma taxa muito pequena de atenuação por quilometro.

Cabos submarinos?

são cabos de fibra óptica que atravessam os oceanos e ligam um país ou continente até outro. Podemos dizer que essas cabos submarinos ajudaram o mundo á se conectar de uma forma incrível. existem bilhares de quilômetros de extensões de cabos de baixo dos oceanos atravessando montanhas e tudo mais. O primeiro cabo submarino se tornou disponível para uso no ano de 1988.

Redes telefônicas?

As redes ópticas no Brasil e em todo o mundo são utilizado por redes telefônicas, em comparação aos antigos cabos de metal são inúmeras vezes mais rápidos, permitindo assim uma transmissão de dados para longas distâncias e maior número de bandas. Isso também causa uma economia muito superior para as empresas e seus clientes.

Vantagens das fibras ópticas?

Como citado acima além de permitir a conexão entre países o uso de fibras ópticas possibilita:
– Banda passante de um valor bastante baixo.
– Pouca perda de transmissão entre um ponto á outro.
– Imunidade em interferências de outros sinais ruins ou piratas.
– Não tem ruídos e total isolamento elétrico.

 


Faltou alguma informação? Inclua mais uma pergunta com a resposta

Sua Pergunta: (Algo relevante sobre o assunto que não foi citado acima)

Responda a sua pergunta:

    Estou de acordo com o termo de uso