Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Tipos de tecnologia: modernas, clássicas, avançadas e outras

Perguntas e respostas sobre tipos de tecnologia. Elétrica fundamental, avançadas, da comunicação, clássicas e modernas. Veja aqui suas principais definições.

Página Inicial / Tecnologia e Internet

O que é tecnologia?

A tecnologia pode ser resumida como uma ciência – uma ciência que envolve métodos, instrumentos e técnicas voltadas a resolução de problemas.

Muitos são os indivíduos que, erroneamente, associam tecnologia apenas com as mais novas descobertas da atualidade. Grande erro. A tecnologia é um conceito que surgiu já na antiguidade. Na Etiópia, por exemplo, há o registro de desenvolvimento de ferramentas com pedra há mais de 2 milhões de anos.

Estima-se, porém, que a tecnologia tenha algo como 50 mil anos de idade. Pouco, não é mesmo? A descoberta do fogo, invenção da escrita, da roda, do avião e muitas outras são consideradas tecnologias. Mas afinal, qual será a diferença entre elas? Confira a seguir.

Clássicas

Entre as tecnologias clássicas podemos destacar: construção civil, invenção e reinvenção de artigos de roupa/moda, técnicas de agricultura, descobertas astrológicas, surgimento e atualização da medicina, invenção do fogo, do parafuso, mineração, escrita, roda e meios de transporte.

Modernas

As tecnologias modernas podem ser resumidas como as tecnologias da informação, que começaram a se desenvolver a partir do século XX. Essas tecnologias cresceram principalmente a partir da globalização e da evolução dos idiomas.

Avançadas

Já as tecnologias avançadas se destacam nos seguintes segmentos e assuntos: biotecnologia, engenharias (hidráulica, molecular, metalurgia), genética, purificação da água, microtecnologia, nanotecnologia, microtecnologia, instrumentação, armazenamento de energia, reatores nucleares, raios x, fusão nuclear, automação da indústria, micro fluidos e desenvolvimento de armas biológicas, químicas e nucleares.

O que são tecnologias da comunicação?

As tecnologias da comunicação, por sua vez, são as seguintes: criação e desenvolvimento da fotografia e vídeo, tecnologia de áudio e som, reprodução musical, criação de satélites artificiais, gravações digitais e, principalmente, internet e seus avanços contínuos.

Já as principais tecnologias elétricas fundamentais são: energia elétrica, resistor, controle de energia, eletricidade, motor elétrico, circuitos integrados, transmissão e distribuição de energia elétrica, geração de eletricidade, transistor, tubo de vácuo, engenharia eletrônica e robótica e demais conceitos de informática.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes