Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Profissão de gari. Importância, atividades e formação

Perguntas e respostas sobre o profissional gari e qual a importância do gari na sociedade. Quais atividades são desempenhadas, formação e outras informações a respeito do gari.

Página Inicial / Trabalho e Profissão

 O que faz um Profissional que é Gari?

Um Gari trabalha com a limpeza das vias públicas. Ele é responsável por varrer diariamente ruas, praças, parques, dentre outros locais públicos. Ele trabalha para que as cidades estejam diariamente limpas e em boas condições de habitação. Isso faz com que este profissional seja essencial no ambiente urbano.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nós, brasileiros, produzimos aproximadamente 230 mil toneladas de lixo por dia. Com esse número alarmante é possível entender que precisamos muito do trabalho dos Garis. Mesmo contando com as coletas de lixo, uma parcela do que é produzido acaba indo para as vias públicas e o Gari tem o importante papel de deixar tudo organizado. A limpeza diária diminui, também, os riscos de bueiros entupidos ocasionando enchentes.

Quanto ganha em média?

Mesmo sendo uma profissão de suma importância para todos, ainda não é muito bem remunerada. As médias das grandes capitais do país não pagam mais do que R$1.100,00.

Esse tipo de profissional não precisa de muitas especificações para o cargo, porém empresas terceirizadas costumam buscar esses serviços e podem optar pela contratação de alguém que já esteja no ramo. Neste caso, algum grau de escolaridade será um diferencial na hora da escolha.

Atualmente a maioria das empresas contratantes pede que o profissional tenha o ensino médio, porém algumas ainda contratam apenas com o fundamental.

A profissão é valorizada?

Mesmo sabendo o quanto os Garis são importantes na vida urbana, não são valorizados profissionalmente. Com salários baixos, correndo riscos expostos nas ruas todos os dias e percorrendo trajetos longos, esses profissionais, de fato, se esforçam bastante para fazer o seu ofício todos os dias.

Quais são as atividades desenvolvidas por um Gari?

As atividades básicas são varrer e recolher dejetos jogados em calçadas, ruas, praças e locais públicos. Com suas rotas já predeterminadas e diariamente.

Infelizmente vemos que a profissão não é valorizada, mesmo sabendo que sem estes profissionais viveríamos em uma cidade suja e descuidada, podemos perceber já no salário, como já dito anteriormente, que eles não recebem tanto quanto merecem pela quantidade de trabalho. Muitas pessoas ainda tem preconceito para com eles, os ignoram, sentem nojo. Não é uma condição generalizada, mas sabemos que infelizmente existe.

Quais características são importantes para quem quer ser um Gari?

Por ser uma profissão de movimentação diária, é preciso ser uma pessoa ágil, dinâmica, dedicada, focada, resiliente (que consegue trabalhar sob pressão), motivada e disposta a oferecer seus serviços à sociedade.

Para se tornar um gari o profissional deve ter grande força de vontade para trabalhar em prol do bem da sociedade, melhorando o seu crescimento e é claro, a sua higienização.

Tais características também são de grande diferencial para esse profissional: disposição física e mental, pró-atividade, positividade em servir o público, flexibilidade, agilidade, responsabilidade e trabalho em equipe.

Não podemos esquecer que cada vez mais um grau de escolaridade maior vem sendo cobrado, então, quanto mais puder estudar melhor.

Quais atividades são desempenhadas?

O profissional gari atua varrendo as vias públicas da cidade, assim como recolhendo dejetos jogados nas ruas. A tarefa tem como objetivo realizar uma limpeza digna e de qualidade para o espaço em questão.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes