Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Tipos de avaliação: Aprendizagem, rendimento, cumulativa e mais

Como é realizada uma avaliação de rendimento e qual a diferença para a aprendizagem? Veja outros métodos como a somativa, diagnóstica, cumulativa, entre outros.

Página Inicial / Trabalho e Profissão

Como é realizada uma avaliação de rendimento?

No sistema de avaliação de rendimento, o aluno é avaliado pelo seu processo de aprendizagem sobre o ensino em determinada disciplina. Essa tática é aplicada pelos docentes que verificam o quanto o processos de ensino rendeu na aprendizagem dos alunos. Avaliar os resultados do ensino faz com que o professor estabeleça quais práticas devem ser impostas para que o rendimento melhore ou mantenha-se em um bom nível.

Qual a diferença para a avaliação de aprendizagem?

Ao contrário da avaliação de rendimento que julga o quanto o processo de ensino foi satisfatório, o sistema de aprendizagem visa atuar como um processo mediador na construção pessoal dos alunos e a sua aquisição de conhecimentos. O professor não deve estabelecer a avaliação como um método de ameaça de caráter classificatória, mas sim como um sistema indispensável na transformação social, focando no crescimento do educando.

Já ouviu falar do método formativo?

Nesse método o principal foco é buscar se os conteúdos que foram propostos pelo professor em determinada disciplina foram atingidos durante um período de tempo. A avaliação formativa tem como suporte ser orientador e regulador da prática pedagógica. Identifica e analisa o ensino com o verdadeiro aprendizado dos alunos.

E a prática cumulativa?

Como o próprio nome já diz, é um processo de avaliação cumulativo, ou seja, o professor faz pequenas análises sobre o aprendizado dos alunos no decorrer das aulas. Nesse método, o docente ficará mais atento ao rendimento dos alunos por ter um acompanhamento diário.

Método diagnóstica

O método auxilia que o professor tenha uma visão sobre o que os alunos aprenderam em determinado período. Caso haja casos em que os alunos não conseguiram aprender, o professor pode refazer as suas ações para buscar resultados mais satisfatórios em outros tipos de avaliações.

O que avaliação somativa?

Sistema realizado geralmente em um período bimestral, em que cada nota classifica os alunos a fim de saber se podem ser aprovados ou não para uma próxima fase.

Por que é importante a auto avaliação?

Esse método pode ser aplicado também ao professor, assim terá uma consciência do que foi aprendido e ensinado em determinado período, podendo assim levantar um diagnóstico do que precisa ser melhorado.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes