Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Tipos de trabalho: Formal, informal, voluntário, autônomo e mais

Perguntas e respostas sobre tipos de trabalho, como exemplo temos o formal e o informal, escravo, voluntário, forçado, autônomo e outras formas.

Página Inicial / Trabalho e Profissão

O que são diferentes tipos de trabalho?

Os diferentes tipos de trabalho são classificados de acordo com seus contratos, legalidade (ou não) e formalidade. A seguir, confira quais são os principais tipos de trabalho.

Formal

O trabalho formal, que também é o mais popular, consiste no emprego que garante ao empregado assinatura na carteira de trabalho e benefícios como vale alimentação, transporte, férias, 13º salário e outros. Os trabalhadores formais recebem salário mensal e comprovado por meio de holerites ou contracheques.

Informal

Já o trabalho informal é aquele que ocorre quando o empregado não possui registro na carteira de trabalho e, consequentemente, também não recebe os benefícios determinados pela CLT (Consolidação das Leis de Trabalho).

Apesar de ser bem popular, o trabalho informal conta com alguns inconvenientes, como dificuldade para acesso a aposentadoria e falta de garantias/benefícios trabalhistas.

Autônomo

O trabalhador autônomo, por sua vez, é aquele que presta serviços por conta própria e garante a sua renda mesmo sem qualquer tipo de vínculo empregatício (seja ele formal ou informal).

O profissional autônomo geralmente é especializado em algum segmento do mercado e atua por conta própria. Muitos autônomos, inclusive, optam por se tornarem MEI – Micro Empreendedores Individuais, já que assim podem recolher tributos simplificados de modo legalizado.

Voluntário

O trabalho voluntário é aquele em que a pessoa presta os seus serviços (em tempo integral ou parcial) livremente, sem receber “nada” em troca. Geralmente esse tipo de trabalho é prestado para instituições sem fins lucrativos, igrejas, ONGs ou organizações que apoiam alguma causa social.

Resumidamente, esse tipo de trabalho mobiliza pessoas e não é remunerado.

O que é trabalho forçado?

O trabalho forçado é aquele em que o indivíduo é obrigado a fazer algo contra a sua vontade. Esse tipo de trabalho é ilegal e geralmente reflete em tráfego de pessoas, órgãos ou outros modos de ‘escravidão moderna’.

Freelancer

O trabalho freelancer, por fim, consiste na prestação de serviços do profissional para a empresa por um período ou para um projeto temporário.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes