Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Avenida Paulista. Acesso, ponto turístico, importância e mais

Perguntas e respostas sobre o por que a Avenida Paulista foi criada? Ela é considerada um ponto turístico? O acesso a ela se dá apenas por carro? Qual a importância dela para São Paulo?

Página Inicial / Turismo

Onde se localiza a Av. Paulista?

A Avenida Paulista localiza-se no município de São Paulo, capital do estado de São Paulo, sendo um dos pontos comerciais mais importantes da cidade, uma das vias mais movimentadas e visitadas por turistas.

Desde quando existe a Av. Paulista?

A Avenida foi criada no século XIX, desde então é um dos pontos mais importantes da cidade e foi crescendo em sua importância conforme os anos, sendo hoje em dia mundialmente conhecida. Sua inauguração foi em 8 de dezembro de 1891 pelo engenheiro Joaquim Eugênio de Lima e o Dr. Clementino de Souza e Castro. Atualmente a Avenida tem 124 anos de idade.

Por que a Av. Paulista foi criada?

Na época, a Avenida foi criada para expandir as áreas residenciais da cidade, descentralizando as residências dos demais lugares já bastante ocupados na época. Os centros eram muito movimentados e havia uma grande expansão entre as residências das fazendas, o que tornava possível o crescimento acelerado da cidade, a partir destes motivos, surgiu o desejo da população de aumentar, ampliar a cidade e suas áreas, surgindo assim uma das mais importantes e famosas avenidas da capital paulista.

Qual a importância da Av. Paulista?

Atualmente, a avenida é um dos polos comerciais mais movimentados e requisitados da cidade, contando com bancos, shoppings, galerias, além de empresas, prédios comerciais e entre outros pontos que contribuem para o movimento da economia tanto da cidade, quando do estado. A Paulista ainda é considerada um grande ponto de encontro para movimentos sociais e protestos, manifestações, etc.

A Av. Paulista é considerada um ponto turístico?

Sim. Além de grande ponto comercial, a avenida é bastante requisitada pelos turistas, por ser um cartão postal da cidade, além de ser um grande ponto de encontro, contando com baladas, bares, teatros, cinemas e restaurantes muito conhecidos pelos paulistanos. Diferentes grupos de pessoas de diversas idades e estilos encontram-se para apreciar os pontos de entretenimento que a avenida oferece. Hoje em dia, por iniciativa do prefeito Haddad, aos domingos ela é fechada aos carros, para que os pedestres e ciclistas possam aproveitá-la e usufruir de seu espaço como se fosse um grande parque.

Qual a extensão da Av. Paulista possui?

A avenida conta com dois quilômetros de extensão, mais precisamente 2.700 metros de comprimento.

O acesso à Av. Paulista se dá apenas por carro?

Não. A Avenida conta com diversas linhas de ônibus que circulam por ela, além dos carros e também possui acesso pelas estações de metrô tanto da linha verde quanto da amarela, podendo ser feito através das estações Brigadeiro, Trianon-Masp e Consolação (linha 2 – verde) e estação Paulista (linha 4 – amarela).


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes