icone Logo

Moeda do Peru. Viagem ao Peru com Real ou Dólar Americano

Perguntas e respostas sobre moeda do Peru. É possível ir ao Peru com Real ou Dólar Americano? Qual é o nome dela e por que ela tem esse nome? Veja as respostas

 

Qual a moeda oficial no Peru?

A moeda oficial utilizada no país é o novo sol (nuevo sol), que se apresenta em moedas de 10, 20 e 50 cêntimos, 1 sol, 2 sóis e 5 sóis; além de notas, de 10, 20, 50,100 e 200 sóis.

O Peru sempre utilizou esta moeda?

Não. O novo sol entrou em circulação em 1991 substituindo a moeda antiga, o Inti, que estava inflacionada demasiadamente. O Inti, por sua vez, surgiu em meados de 1985, para substituir o sol de ouro, que passou a ser utilizado quando o antigo sol (a primeira moeda do país) foi inutilizado. O país também utilizou o dólar boliviano e libra de ouro, mas todas as tentativas de estabilização da economia através da troca da moeda culminaram em fracasso até a chegada do novo sol.

Qual o valor atual do novo sol?

Um real vale 0,854 sóis atualmente. Um dólar americano equivale a 3,42 sóis aproximadamente, e um euro, 3,73 sóis. Os valores oscilam diariamente, sendo possível obter um resultado variável em dias diferentes.

Esta moeda é utilizada somente no Peru?

Sim.

Porque a moeda oficial tem esse nome?

O Império Inca era localizado em terras que atualmente pertencem ao Peru. O povo inca era muito religioso, cultuava o Sol e a Lua, sendo o Sol considerado a deidade máxima. Os peruanos em homenagem a seus antecessores, continuam ”cultuando’’ o deus Sol com a participação do mesmo em sua vida através da moeda.

É possível ir ao Peru com real ou dólar americano?

Sim. Grande parte dos comércios peruanos aceitam essas moedas no pagamento, porém, a troca pode ser desfavorável, principalmente quando o real é utilizado. Existe também a possibilidade de trocar a moeda em bancos e caixas eletrônicos no Peru, mediante o pagamento de uma pequena taxa. Atualmente sites ou lojas físicas podem ser utilizados para troca de moeda, antes da chagada ao país.

Há possibilidade de a nova moeda ser substituída?

A economia peruana atualmente é estável e com crescimento favorável, apesar da taxa de desemprego ter aumentado e a dívida externa ainda não ter sido paga; portanto a moeda ainda não se mostra insatisfatória, mesmo com o dólar americano sendo muito utilizado no território. Entretanto, há rumores de que o novo sol passe a ser chamado somente de sol, porque depois de quase 25 anos de utilização, a moeda já não é nova.

 


Faltou alguma informação? Inclua mais uma pergunta com a resposta

Sua Pergunta: (Algo relevante sobre o assunto que não foi citado acima)

Responda a sua pergunta:

    Estou de acordo com o termo de uso