Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


O que é um ônibus? Origem do nome, nomenclatura e outros paises

Perguntas e respostas sobre o que é um ônibus? Quem criou o primeiro modelo e onde surgiu a nomeação “ônibus”? Qual o nome dele em outros paises

Página Inicial / Turismo

O que é um ônibus?

Ônibus é um automóvel de dimensões grandes e amplo destinado a transporte de vários passageiros.

Quem criou o primeiro modelo?

O ônibus foi criado por Stanislav Baudry na França. A ideia surgiu em 1826 quando Baudry tinha como objetivo facilitar a locomoção das pessoas até as suas propriedades de banho público que ficavam muito longe do centro de Nantes. Então, em 1828, Stanislav resolveu deixar os seus negócios de banho público e planejar um novo meio de transporte. Assim, fundou em Paris a primeira empresa de ônibus, conhecida como “Entreprise Générale des Omnibus”.

Como ees foram se modernizando?

Os primeiros ônibus eram transportados apenas por carroças. Apenas no ano de 1895 foi criado o primeiro ônibus movido a combustível pelo alemão Karl Benz

Da onde surgiu a nomeação “ônibus”?

A denominação surgiu, pois ponto final da locomotiva era em frente a uma chapelaria que se chamava “Omnes”. Assim, foi dado o nome, ao novo meio de transporte, de “Omnes Omnibus” que do latim, significa “tudo para todos”.

Como ele é chamado em outros países?

O ônibus é popular em diversos países e assim chamado:

  • Portugal: auto-omnibus ou camioneta
  • Guiné e Cabo Verde: toca-toca e otocarro
  • Rússia: Busse
  • Turquia: otobüsler
  • Polônia: autobusy
  • Italia: autobus

Porque se tornou um transporte tão popular em diversos países?

Não é à toa que o ônibus se tornou um transporte público tão popular em diversos países. Sua praticidade e seu baixo custo, faz com que as pessoas o utilizem demasiadamente. A necessidade de não se preocupar com um taxi, carona ou até mesmo ter que tirar o próprio carro da garagem, fez com que pegar um ônibus e parar no ponto mais próximo do local que se precisa ir, seja a melhor solução para quem gastar pouco.

Porque é um transporte tão criticado no Brasil?

Apesar da sua praticidade e de, teoricamente, ser um transporte de baixo custo, no Brasil os ônibus não são tão queridos. A precariedade e o desleixos com os veículos, o atraso nos horários, a imprudência de alguns motoristas, ônibus superlotados, a falta de segurança e, aquilo que não deveria ocorrer, passagens caras, faz com que grande parte da população brasileira evite usar esse tipo de transporte público.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes