icone Logo

Parque Ibirapuera. História, localização e principais atrações

Perguntas e respostas sobre o que é o Parque Ibirapuera? Qual a sua história, onde está localizado e suas principais atrações? Qual a sua infraestrutura do parque? Veja as respostas

 

O que é o Parque Ibirapuera?

O parque Ibirapuera é o parque urbano mais importante da região de São Paulo, mas é o terceiro maior em tamanho na região, já que o Parque Anhanguera e o Parque do Carmo são maiores. Quem administra o parque é a Secretaria do Verde e Meio Ambiente da prefeitura de São Paulo, e dentro do parque existem inúmeros prédios e museus que são administrados por outros órgãos ou fundações.

Onde está localizado?

O parque fica em São Paulo capital, no bairro Ibirapuera, localizado entre as avenidas: Av. 23 de Maio, Av. Quarto Centenário, Av. República do Líbano e Av. Pedro Álvares Cabral. O parque possui a área de 1, 584 km², tendo entrada por 10 portões diferentes, com o primeiro abrindo as 05 horas e o último fechando as 24 horas.

Quando foi criado?

O parque completou 61 anos neste ano, sendo fundado em 21 de agosto de 1954, durante as comemorações do IV Centenário de São Paulo. Os arquitetos que projetaram o parque são: Oscar Niemeyer, Ulhôa Cavalcanti, Zenon Lotufo, Eduardo Kneese de Mello, Ícaro de Castro Mello, além do paisagista Augusto Teixeira Mendes.

Qual a sua história?

A região do parque, antes de sua fundação, era alagada, e pertenceu a indígenas durante a colonização, estando em posse de chácaras e pastagens posteriormente, antes da construção do parque.

Quais as suas atrações?

O Parque Ibirapuera conta com as seguintes atrações: Pavilhão Japonês, MAM – Museu da Arte Moderna, Jardim de Esculturas, MAC – museu de Arte Contemporânea, Oca – Pav. Gov. Lucas Nogueira Garcez, Auditório Ibirapuera, Fundação Bienal, Museu Afro Brasil, Planetário Professor Aristóteles Orsini, Escola de Astrofísica, UMAPAZ – Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura, Pav. Eng. Armando de Arruda Pereira, CECCO – Centro de Convivência e Cooperativa, Viveiro Manequinho Lopes, Herbário Municipal, Proteção à Fauna, Escola de Jardinagem, Espaço da Antiga Serraria, Praça Burble Marx, Fonte do Ibirapuera, Ginásio do Ibirapuera e Quiosque da Saúde.

Qual a sua infraestrutura?

O parque, além dos pavilhões e prédios citados acima tem uma infraestrutura completa, com locais variados para receber diferentes eventos e praticantes de algum esporte. Locais como: pista de cooper, ciclofaixa, quadras poliesportivas, bicicletário, campos de futebol e aparelhos de ginástica. É comum o parque receber shows, mas o mais comum são as oficinas realizadas tradicionalmente em seu espaço, tais como: Bosque de Leitura, Colóquio Colonial, Aulas do Método DeRose, Tai Chi Pai Lin, Programa Vida e Saúde nos Parques, Yoga no Parque, Meditação e Caminhada.

 


Faltou alguma informação? Inclua mais uma pergunta com a resposta

Sua Pergunta: (Algo relevante sobre o assunto que não foi citado acima)

Responda a sua pergunta:

    Estou de acordo com o termo de uso