Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Tipos de turismo: Ecológico, religioso, cultural, de eventos e outros

Perguntas e respostas sobre tipos de turismo. Turismo Ecológico? Turismo Religioso? Turismo de Massa? Turismo de Incentivo? Turismo Cultural? Turismo de Eventos? Turismo de Estudos?

Página Inicial / Turismo

Turismo Ecológico?

O ecoturismo é uma forma de turismo voltada para a apreciação de ecossistemas em seu estado natural, com sua vida selvagem e sua população nativa intactos. Embora o trânsito de pessoas e veículos seja agressivo ao estado natural desses ecossistemas, os defensores de sua prática argumentam que, complementarmente, o ecoturismo contribui para a preservação dos mesmos e para o desenvolvimento sustentado das populações locais, melhorando a qualidade de vida das mesmas. Algumas atividades consideradas ecoturismo são:
Observação de aves
Cicloturismo
Paragliding
Asa-delta
Balonismo
Canyoning
Tirolesa
Cavalgada
Passeios a pé em veredas e “levadas”
Snorkeling e flutuação
Rafting.

Turismo Religioso?

O Turismo religioso, diferente de todos os outros seguimentos de mercado do turismo, tem como motivação fundamental a fé. Estando, portanto ligado profundamente ao calendário religioso da localidade receptora do fluxo turístico. Esta tipologia de turismo está fundamentalmente ligada à história da atividade, sendo a seguimento que mais contribuiu em número em períodos que a atividade turística tornava-se inviável por conta da insegurança.

Turismo de Massa?

O Turismo de massa também chamado turismo de sol e praia. É o mais convencional, passivo e sazonal tendo a sua criação vinculado à consolidação do capitalismo o que propicia o surgimento do seu público alvo a classe média. É normalmente menos exigente e desprovido de um maior conforto, pois é um segmento turístico voltado para a classe intermediária da sociedade e tem como característica principal o seu baixo custo.

Turismo de Incentivo?

O Turismo de Incentivo no Brasil é uma ferramenta empresarial utilizada por instituições particulares ou organizações públicas, com o objetivo de motivar ou premiar funcionários ou equipes quando metas de produção ou qualidade são atingidas por eles. No Segmento Turístico o turismo de incentivo é utilizado por empresas do setor, conjuntamente ou de forma isolada. Constitui-se no convite para que algumas especificas agências de viagem enviem seus melhores agentes. Com a finalidade que este tenha um conhecimento real do destino ou do produto especifico. Como conseqüência, temos um agente de viagem com a capacidade de vender um produto que realmente conhece.

Turismo Cultural?

É certo o que o conceito de cultura é extremamente amplo, entretanto quando falamos de Turismo cultural este obtém uma conotação restritiva. O termo Turismo Cultural designa uma modalidade de turismo cuja motivação do deslocamento se dá com o objetivo de encontros artísticos, científicos, de formação e de informação.
O Turismo Cultural se caracteriza por uma permanência prolongada e um contato mais “intimo” com a comunidade, ocorrendo viagens menores e suplementares dentro da mesma localidade com o intuito de aprofundar-se na experiência cultural.

Turismo de Eventos?

O Turismo de eventos, é entendido como o deslocamento de pessoas com interesse em participar de eventos focados no enriquecimento técnico, cientifico ou profissional, cultural incluindo ainda o consumo. Tendo como principais sub-categoria o Turismo de congresso e o Turismo de convenção.
O turista deste segmento caracteriza-se pela sua efetiva presença como ouvinte, “participante” ou palestrante em congressos, convenções, assembleias, simpósios, seminários, reuniões, ciclos, sínodos, concílios, feiras, festivais, encontros culturais entre outras tipologias de evento.
Esta modalidade de Turismo pode ser sub-categorizada observando a relação da tipologia de evento e o seu público alvo, entidade organizadora ou finalidade.

Turismo de Estudos?

Segundo o Ministério do Turismo, o Turismo de Estudos e Intercâmbio é um segmento turístico de abrangência muito ampla, que engloba as mais diversas modalidades turísticas. Por se tratar de um segmento de origem muito antiga, está presente em praticamente todos os países do mundo e, como ocorre independentemente de características geográficas ou climáticas específicas, pode ser oferecido durante todo o ano.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes