Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Bacharelado, licenciatura e tecnologia. Diferença de cursos

Perguntas e respostas sobre cursos superiores nos níveis de bacharelado, licenciatura e tecnologia. Conheça as diferenças entre eles e tire suas dúvidas.

Página Inicial / Educação Superior & EAD

O que são cursos de bacharelado?

São cursos superior com formação voltada para atuação no mercado de trabalho ou em áreas de pesquisa dentro da área estudada. Eles geralmente são cursos com carga horária maior e a maioria dos cursos superiores encontrado nas faculdades e universidades são de bacharelado.

O que são cursos de licenciatura?

São cursos superiores voltados para a formação de professores para atuação na área de ensino na educação básica e média (ensino fundamental e médio) em escolas públicas e particulares no Brasil.

O que são cursos de tecnologia?

Também conhecidos como cursos de curta duração ou cursos de 2 anos. Eles tem carga horária reduzida e são mais objetivos, diferenciando um pouco dos cursos de bacharelado onde existe uma ampla formação teórica e em matérias relacionadas.

Quais as diferenças entre eles?

O bacharelado é feito por quem deseja atuar no mercado de trabalho na área estudada, como exemplo temos: Direito, Medicina, Ciência da Computação, as engenharias, Farmácia, Odontologia, entre outros.

Licenciatura é feito por quem deseja atuar na docência e portanto os cursos de licenciatura, seja qual for a área escolhida terá muitas matérias de educação e pedagogia. São exemplos: Pedagogia, História, Geografia, Letras, Música, Filosofia e outros. Observação: Com exceção de pedagogia, os outros cursos citados também podem ser encontrados como bacharelado.

Tecnologia são cursos mais práticos e rápidos para quem quer ir logo para o mercado de trabalho e está disponível apenas em algumas áreas, como os cursos de Gestão de Marketing, Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, Gestão Financeira, entre outros.

Todos são cursos de graduação?

Sim, embora diferentes em sua essência, todos são cursos de graduação e exigem do aluno que ele tenha concluído o ensino médio e sido aprovado no processo seletivo da instituição onde irá estudar.

Posso fazer pós-graduação depois de ter feito qualquer um deles?

Pode. Como são cursos de graduação, todos permitem ao concluinte ou graduado a sequência em seus estudos nos cursos de pós-graduação em especialização e na sua maioria também em mestrado e doutorado.

Posso fazer mestrado ou doutorado após uma graduação em curso de tecnologia?

Sim, mas parece que existe uma ressalva a ser feito aqui. Legalmente, acredito não haver problemas, mas algumas instituições parecem não aceitar em seus programas de doutorado e mestrado, alunos que fizeram cursos de tecnologia.

Bacharelado é melhor que licenciatura ou tecnologia?

Não. O que acontece é que ele é mais popular e oferece uma formação mais ampla. Cada um deles tem uma proposta e dentro da proposta de cada um não existem quem seja melhor ou pior. Cabe ao aluno entender as diferenças e escolher aquilo que é mais adequado para ele.

Todos podem ser feitos na modalidade EAD.

Sim. Existem cursos a distância em bacharelado, licenciatura e também cursos de tecnologia. Embora, parece que os últimos são mais populares no modelo EAD.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes