Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Faculdade a distância – EAD. Universidades, dicas e respostas

Veja as perguntas e respostas sobre faculdade a distância - EAD. Quais as universidades que oferecem cursos superiores EAD, dicas e respostas às principais dúvidas.

Página Inicial / Educação Superior & EAD

Qual a diferença entre uma faculdade EAD e uma presencial?

Em uma faculdade presencial o aluno é obrigado a comparecer as aulas, sob pena de ser reprovado caso a quantidade de faltas seja muito alta. As aulas são feitas em salas específicas com professor por sala, podendo em alguns casos ter dupla docência ou o apoio de monitores.

Em uma faculdade a distância o aluno só precisa ir à faculdade ou ao polo de apoio presencial para realizar provas, atividades e em alguns casos assistir a algumas aulas. Normalmente ele precisa ir uma vez por semana apenas. O restante das aulas e atividades prevista no curso podem ser feitas a distância através da internet ou outros meios, ou seja, o aluno continua estudando em casa.

Geralmente a carga horária, disciplinas e competências dos cursos são as mesmas ou aproximadas. A diferença está apenas em como o aluno deverá cumprir esta carga horária e desenvolver as competências previstas.

Quais são as universidades que oferecem cursos superiores a distância?

Atualmente quase todas, especialmente as maiores instituições. Mas para saber exatamente e preciso fazer uma consulta neste site do MEC (http://emec.mec.gov.br) onde você poderá não só consultar se a faculdade oferece cursos EAD, como quais cursos e outras informações sobre eles e a instituição.

Um detalhe importante é que mesmo que conste no catálogo do MEC (link acima), o ideal é ainda consultar a própria instituição, pois pode acontecer de o curso estar autorizado, mas ainda não ter a oferta propriamente dita.

Qual o valor da mensalidade de um curso superior EAD?

Geralmente bem mais baixos que nos cursos presenciais. Alguns exemplos de uma pesquisa que fiz tendo como base o curso de administração a data deste artigo (14/05/2015):

Uma observação importante é que existem as universidades públicas que oferecem cursos a distância. Neste caso, a exemplo do que acontece no ensino presencial, ela é gratuita.

O que é um polo EAD e para que ele serve?

Polo de apoio presencial ao aluno é um local onde a instituição fará a atendimento presencial a seus alunos, como a aplicação de provas, atividades e aulas presenciais. Normalmente as universidades EAD credenciam em todos os locais onde ela deseja atender esses polos que passaram a ser representantes da instituição naquela cidade.

As faculdades a distância são autorizadas pelo MEC?

Sim, são autorizadas e credenciadas para ofertarem cursos EAD. Contudo é necessário fazer uma pesquisa no site do MEC, acima citado, para verificar se a instituição onde você deseja estudar pode oferecer aquele curso na modalidade EAD.

Faculdade EAD é coisa de brasileiro ou existe em outros países também?

A educação a distância não é exclusividade do Brasil, muito pelo contrário, creio que estamos um pouco atrasados em relação a muitos países como Estados Unidos e Inglaterra, por exemplo, onde a difusão desta modalidade de ensino parece ser bem mais antiga. Universidades de Harvard, Yale, Oxford, MIT, UCLA e outras já disponibilizam na internet, por exemplo, o conteúdo de seus cursos a muito tempo. Contudo, parece que nesses países eles usam uma espécie de modelo misto entre presencial e a distância.

Vale a pena fazer um curso superior a distância?

Depende, para algumas pessoas sim, para outras não. O perfil do aluno da faculdade a distância não é apenas a pessoa que não tem tempo para ir na faculdade, mas é também aquele que é mais autodidata, tem mais autonomia e claro, dispõe de tempo para estuar, ainda que seja em casa.

Nem todas as pessoas gostam do modelo EAD, pois na prática ele acaba exigindo mais do aluno que precisa construir seu conhecimento e isto requer esforço, autonomia e muita dedicação.

Quais as dicas para quem deseja estudar a distância?

  • Procure conhecer a instituição ou a faculdade onde pretende estudar. Converse com alunos e ex-alunos (é muito fácil fazer isto pelas redes sociais), veja vídeos e opiniões já publicados na internet.
  • Procure conhecer melhor o curso que pretende fazer. Leia sobre ele, o que é estudado, como são as aulas, exigências legais e outras informações a respeito.
  • Avalie o tempo que você poderá dedicar ao curso, afinal estudar a distância requer também tempo de estudo em casa.
  • Avalie seu conhecimento de matérias chaves como matemática e português, por exemplo. Se necessário faça uma reciclagem com algum curso que pode ser online, inclusive.
  • Avalie se você consegue desenvolver bem sua autonomia. Isto é importante para você conseguir organizar seu estudo e não depender muito de professor, afinal no modelo EAD é necessário “se virar” um pouco.
  • Tente encontrar ou desenvolver uma motivação para fazer o curso. Trabalho, auto-estima, exemplo para filhos, entre outros. Quando você tem uma motivação as coisas tendem a ficar mais fáceis e você encontra mais forças quando chegar as dificuldades.

 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes