Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Futuro da Educação a Distância. Modelo internacional e dicas

Perguntas e Respostas sobre o Futuro da Educação a Distância no Brasil. Uma comparação com o modelo internacional e as dicas para conhecer os cursos superiores americanos em EAD.

Página Inicial / Educação Superior & EAD

Pode se dizer que a educação a distância é um sucesso no Brasil?

Sim. Mesmo com as muitas críticas que o modelo tem, sem dúvida nenhuma ele é um sucesso no Brasil. As razões para esta conclusão podem ser obtidas na educação superior, por exemplo. Hoje a maioria das instituições de ensino superior já optaram por oferecer cursos superiores a distância, tanto as instituições públicas, como as particulares, em especial.

De que forma ela melhorou ou pode melhorar a educação?

Todos sabem que a educação no Brasil não é das melhores e em partes pela inacessibilidade de muitos a educação superior, em especial. Nesse aspecto o modelo EAD contribuiu e tem muito ainda a contribuir na inclusão de pessoas nos mais diferentes locais do país em condições mais diversas possíveis.

O modelo EAD existe em outros países?

Sim. O modelo EAD não é exclusividade do Brasil, aliás, em muitos países parece que ele é bem mais evoluído do que aqui, embora diferente.

Nos Estados Unidos, por exemplo, já faz muito tempo que as principais universidades como MIT, Stanford, UCLA, Yale, Princeton, Harvard e outras disponibilizam na internet o conteúdo de seus cursos superiores. Existe inclusive um site brasileiro que está traduzindo as vídeo-aulas dos cursos superiores dessas instituições para o português. Veja aqui: www.veduca.com.br

Como é a educação a distância por lá?

Na Inglaterra, por exemplo, parece que eles adotam um sistema misto, nos Estados Unidos tem esse modelo aberto de universidade, mas existem vários modelos de educação a distância, como nós temos o nosso aqui no Brasil.

EAD e faculdade a distância é a mesma coisa?

Na verdade, EAD é sigla de Educação A Distância e é um termo empregado de maneira geral a qualquer tipo de curso ou treinamento que seja feito remotamente, podendo ser parcial ou total. Já a faculdade a distância é específica para os cursos superiores e portanto podemos dizer que ela é um braço do modelo EAD.

Qual o futuro do modelo EAD no Brasil?

Esse é ponto importante. Dada a sua relevância, crescimento e oportunidade que existe aqui, creio que o modelo passará por mudanças no sentido de tornar um modelo misto. De certa forma isto já é feito, mas deve intensificar mais e ganhar mais força na medida em que novos cursos for oferecido a distância.

É provável que teremos um investimento muito forte, especialmente por instituições particulares para melhor a qualidade através de tecnologias mais avanças na oferta desses cursos e para possibilitar ao alunos uma experiência cada vez menos virtual.

No futuro, a educação presencial, especialmente no ensino superior por desaparecer?

Não. A internet não matou o livro ou o papel. Da mesma forma a educação a distância não irá fazer desaparecer o modelo presencial, muito pelo contrário, creio que os dois estarão muito mais próximos e colaborativos e assim há espaço para crescimento e aproveitamento em ambos.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes