Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Mestrado a distancia gratuito. Requisitos e universidades

Perguntas e respostas sobre mestrado a distancia gratuito. O diploma tem a mesma validade de um mestrado presencial? Todas as universidades oferecem na modalidade à distância? Veja as respostas

Página Inicial / Educação Superior & EAD

Existe mestrado gratuito à distância?

Sim. Esta modalidade é relativamente nova, mas com o mercado de trabalho cada vez mais concorrido, vem crescendo, pois nem todas as pessoas têm oportunidade de realizar um mestrado presencial, ou de pagar pelo curso, o que possibilita a existência deste tipo de facilidade.

O diploma à distância tem a mesma validade de um mestrado presencial?

Sim. Desde que a instituição de ensino esteja devidamente regularizada e seja regulamentada pelo MEC, com aprovação para a realização desta modalidade, o diploma possui a mesma validade, sendo presencial, ou não.

Como é possível realizá-lo?

É preciso pesquisar sobre a universidade pretendida, observar se a mesma apresenta a modalidade e buscar informações sobre como ingressar e realizar o curso.

Todas as universidades oferecem na modalidade a distância?

Não. A maioria das universidades já conta com a modalidade EAD (ensino à distância), tanto para graduação, quanto para pós-graduação e mestrado, por exemplo, entretanto nem todas possuem a gratuidade. Isto varia de uma universidade para a outra e nem sempre ocorre. A UAB (universidade aberta do Brasil) é um sistema integrado de várias universidades que oferece diversas formas de cursos à distância para formação de profissionais, sendo destinada preferencialmente à professores de educação básica.

Qual o órgão responsável por regular?

Todo assunto referente à educação é regularizado pelo MEC (Ministério da Educação), o ensino stricto sensu (mestrado e doutorado) é de responsabilidade da fundação, pertencente ao próprio Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que distribui as bolsas e prepara professores de educação básica e novos profissionais.

Quais os requisitos?

Apesar de os requisitos serem mais complicado, sim, qualquer pessoa pode realizar um mestrado gratuito EAD, desde que seja graduado e atenda as exigências necessárias para a realização do mesmo.

Os requisitos são bem rigorosos para mestrados gratuitos, por se tratarem, em geral, de instituições públicas, os processos seletivos são rígidos. As etapas podem variar de instituição para instituição, mas em geral, há um processo seletivo por meio de carta de recomendação (de um professor à escolha do candidato), uma etapa de entrevista e avaliação de currículo.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes