Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


O que é bacharelado, duração, diferença para licenciatura e outros

Perguntas e respostas sobre o que é bacharelado, duração de um curso neste nível, diferença para licenciatura e graduação, entre outras questões sobre este assunto.

Página Inicial / Educação Superior & EAD

O que é bacharelado?

Bacharelado é um nível de graduação conferido a concluintes de vários cursos superiores no Brasil. Normalmente ele prepara o aluno para a pesquisa ou para a atuação direta no mercado de trabalho no ramo estudado. No Brasil, além do grau de bacharelado, existe ainda a licenciatura e o tecnológico. Todos são cursos de graduação e ocorrem logo após o ensino médio.

Qual a diferença entre bacharelado e licenciatura?

O bacharelado normalmente é o nível usado em cursos para preparar o aluno para a atuação no mercado de trabalho ou para a pesquisa. Desta forma, um estudante que concluiu o bacharelado em matemática, será um matemático, se concluiu o bacharelado em química, será um químico e assim por diante.

Já a licenciatura é o nível que prepara o aluno para ser professor no ensino fundamental e médio nas escolas públicas e privadas no país. Desta forma quem faz licenciatura em matemática, poderá dar aulas desta disciplina, quem fez química poderá dar aulas de química e assim por diante.

Graduação e bacharelado é a mesma coisa?

Graduação está relacionado com o grau de ensino e neste caso consideramos como terceiro grau, já o bacharelado é um nível da graduação, sendo os outros dois níveis, a licenciatura e o tecnológico.

Quantos anos dura um curso de bacharelado?

Varia de acordo com o curso, normalmente 4 anos ou 8 semestres. Este é o padrão para boa parte dos cursos de bacharelado, já os cursos de direito, engenharias e outros costumam ser 5 anos ou 10 semestres. Cursos de medicina geralmente são 6 anos ou 12 semestres.

O bacharelado é superior aos cursos de tecnologia?

Não. Em termos de níveis eles estão no mesmo nível e portanto são equivalentes. O que acontece é que os cursos de tecnologia são de curta duração, geralmente em torno de 2 anos e com isso eles atendem a outro propósito que é dar uma formação mais rápida e portanto mais focada em um segmento. Já o bacharelado, como é mais extenso foca a disciplina como um todo e portanto é uma formação mais sólida neste sentido.

Quais são os principais cursos de bacharelado?

Todas as engenharias, direito, medicina, odontologia, ciência da computação, análise de sistemas, farmácia, arquitetura e urbanismo, ciências contábeis, administração, ciências sociais, publicidade e propaganda, jornalismo, relações públicas, entre outros.

Existem alguns cursos que são normalmente oferecidos tanto em bacharelado como em licenciatura, como é o caso de matemática, letras, física, química, biologia, história, geografia, educação física, entre outros.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes