Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


O que é graduação. Bacharelado, licenciatura e tecnologia

Perguntas e respostas sobre o que é graduação, qual a diferença para bacharelado, licenciatura e tecnologia, os requisitos e duração dela, entre outras dúvidas.

Página Inicial / Educação Superior & EAD

O que é graduação?

Em termos de educação, a graduação é um título universitário que uma pessoa recebe ao concluir o seu curso superior e este é portanto o primeiro título na educação superior, possibilitando ao graduado seguir seus estudos em pós-graduação, tanto no sento amplo (latu sensu), como no sentido estrito (stricto sensu) ou mestrado e doutorado, como é mais conhecido este último.

Qual a diferença entre graduação, bacharelado, licenciatura e tecnologia?

Dentro da graduação existe algumas divisões por tipos de cursos ou a sua correta aplicação. Alguns cursos são de bacharelado e estão direcionado para a pesquisa ou atuação direta no mercado de trabalho. Outros cursos são de licenciatura e tem como objetivo a formação de professores para atuarem no ensino fundamental e médio. Por fim alguns são de tecnologia ou tecnólogos e estes são feitos em menor tempo, geralmente 2 anos, e tem como proposta uma formação mais rápida e direcionada ao mercado de trabalho. Portanto, tanto o bacharelado, licenciatura e tecnologia são níveis de graduação.

Quantos anos duram uma graduação?

Depende do curso. Como explicado acima, os cursos de tecnologia são de curta duração e geralmente podem ser feitos em torno de 2 anos. Na outra ponta existe os cursos de medicina, por exemplo que são 6 anos. A maioria é 4 anos, mas engenharias, direito, alguns da área de saúde, entre outros são 5 anos.

Quais os requisitos para uma pessoa fazer uma graduação?

Primeiro ele precisa ter concluído o ensino médio e isto deverá ser comprovado no ato da inscrição. Além disso é necessário se submeter ao processo seletivo ou vestibular e ser aprovado no mesmo. Em muitos casos o ENEM é obrigatório, como nas universidades públicas que utilizam o SISU como processo de seleção das vagas para seus cursos.

É possível e vantajoso fazer mais de uma graduação?

Possível é. Agora, se é vantajoso creio que a resposta poderá ser sim ou não. Quando você faz uma segunda graduação relacionada com a primeira, isto pode ser bom e o conhecimento de uma irá agregar ao da outra. Outra situação que pode ser vantajosa é quando a pessoa descobre que a profissão que escolheu não é a melhor e deseja mudar de profissão.

De qualquer forma, uma segunda ou terceira graduação requer uma razão para tal. Fazer, apenas por fazer não é vantajoso nem inteligente. Nesses casos o melhor seria fazer uma pós-graduação na área em que se formou ou em área complementar.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes