Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


O que é mestrado? Dissertação e o que é ser considerado mestre

Perguntas e respostas sobre o que é mestrado. O que é dissertação de mestrado? É obrigatória para ser considerado mestre? O que é necessário para fazer um?

Página Inicial / Educação Superior & EAD

O que é necessário para fazer um mestrado?

Apenas ter completado um curso de graduação. Experiência profissional na área não é exigida, apesar de poder ajudar o candidato no momento da seleção, tanto por contar pontos como pela desenvoltura ao ser entrevistado. Muitas faculdades aplicam provas de conhecimento para uma seleção mais rigorosa e exigem conhecimentos em uma língua estrangeira, geralmente o inglês.

Quanto é cobrado por um mestrado?

Em universidades públicas, o mestrado é oferecido gratuitamente, algumas podem oferecer bolsas de pesquisa aos alunos, que representa uma quantia suficiente para mantê-lo engajado na atividade de pesquisa. Em universidades particulares o mestrado é pago, mas pode haver descontos ou financiamentos.

Posso trabalhar e fazer mestrado ao mesmo tempo?

Dependendo da relação pré-estabelecida entre estudante e universidade, é possível ficar envolvido apenas com atividades do mestrado ou dedicar tempo ao mestrado e a um trabalho extra. Isso tem a ver com o seu interesse em pesquisa na área relacionada e com a necessidade financeira. Quanto maior o seu interesse na pesquisa, mais envolvido ficará com a universidade, mas se o interesse financeiro é maior, trabalhar fora pode ser mais vantajoso.

Para quê serve um mestrado?

Desenvolver as habilidades humanas para ensino e pesquisa em uma área específica. Quem faz mestrado tem a chance de desenvolver trabalhos e projetos inovadores e inclusive escrever artigos científicos de relevância.

Posso fazer mestrado em área diferente da minha área de formação?

Sim. É possível fazer mestrado em área diferente, porém nem sempre é possível atuar. Se formar em área tecnológica não permite que atue em psicologia, mesmo que se tenha pós-graduação nessa área.

Qual o tempo de duração de um mestrado?

Em geral, o tempo de duração varia entre 2 e 3 anos. Depende bastante dos interesses e objetivos a serem alcançados pelo aluno e seu orientador. No caso de um MBA, o tempo mínimo é de 1 ano, variando de universidade para universidade.

O que é dissertação de mestrado? É obrigatória para ser considerado mestre?

É um trabalho desenvolvido por meio de pesquisa durante o curso de mestrado (pelo aluno e seus orientadores) e apresentado ao final, oralmente pelo estudante. É obrigatória a defesa da dissertação antes do recebimento do diploma de mestre.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes