Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


O que é mestrado? Stricto sensu e não lato sensu, Valor e a distância

Perguntas e respostas sobre o que é mestrado. Que atividades são desenvolvidas durante o tempo de realização dele? Posso fazer mestrado à distância?

Página Inicial / Educação Superior & EAD

O que é mestrado?

O mestrado é um grau acadêmico concedido na maioria das vezes por uma universidade a um indivíduo. Ao término do curso,o indivíduo recebe o título de mestre na área que foi escolhida para estudo.

Por que o mestrado é considerado um curso de pós graduação stricto sensu e não lato sensu?

Diferentemente dos cursos de pós-graduação lato sensu, que são mais voltados ao modo como atuarão os profissionais no mercado de trabalho e à atualização dos profissionais, os cursos de pós-graduação stricto sensu incluem também cursos voltados à área de pesquisa. Além disso, a carga horária recomendada para o mestrado é de dois a dois anos e meio, enquanto na pós-graduação “lato sensu” a carga horária é de apenas 360 horas.

Que atividades são desenvolvidas durante o tempo de realização do mestrado?

Ao longo do curso, o indivíduo cursará disciplinas relacionadas ao tema escolhido para pesquisa e deverá elaborar uma dissertação, a qual deverá ser defendida em uma apresentação ao final do curso perante uma banca de juízes, os quais irão avaliar o que foi apresentado e dar a nota final.

Como é realizado o processo para se ingressar no mestrado?

Geralmente a seleção é feita em cinco etapas. A primeira etapa constitui uma prova escrita de conhecimentos específicos. A segunda etapa é um exame de proficiência em uma língua estrangeira, geralmente o inglês. A terceira etapa o projeto, por onde os professores avaliam seu conhecimento, sua capacidade de planejar e seu domínio em redação científica, por exemplo. Na quarta etapa é feita uma análise do currículo do aluno(ter participado de congressos, publicado artigos, feito estágios,etc. conta muito a favor). Na quinta e última etapa é feita uma entrevista com o candidato.

Posso fazer mestrado à distância?

Sim. Com o avanço da tecnologia e das plataformas digitais agora é possível até mesmo se fazer cursos de pós-graduação sem sair de casa. No entanto vale lembrar que, assim como acontece em qualquer curso de pós-graduação presencial, é preciso que o indivíduo possua um diploma de graduação. Além disso, a forma de ensino varia de acordo com a instituição. Mas lembre-se de se certificar se a mesma é reconhecida pelo MEC.

Qual o valor da bolsa de mestrado?

A partir de 2013 o valor da bolsa para mestrado passou a ser de R$1.500,00.

Posso fazer mestrado numa área diferente da que me formei na graduação?

Sim, não há nenhum impedimento algum quanto a isso. Inclusive é até uma prática comum. A escolha dependerá exclusivamente da área de pesquisa que você escolher.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes