Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Pós-graduação. Diferença de lato sensu e stricto sensu, CAPES e requisitos

Perguntas e respostas sobre o que é pós-graduação. Qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu? Para que serve a CAPES? Quais os requisitos para as faculdades criarem esses cursos?

Página Inicial / Educação Superior & EAD

O que é pós-graduação?

O termo pós-graduação é utilizado para qualificar os cursos realizados após o término da graduação, seja este um bacharelado, um tecnológico ou uma licenciatura. Na pós-graduação estão as especializações, os mestrados e os doutorados.

Do que os cursos de pós-graduação são constituídos?

Os cursos de pós-graduação são constituídos pelo ciclo de atividades regulares que, com o prol de desenvolver a capacidade criadora e de aprofundar os conhecimentos adquiridos na graduação, conduzem a uma pós-graduação lato sensu, com cursos de aperfeiçoamento ou especialização, orientados por resoluções específicas; e a uma pós-graduação stricto sensu, com cursos de Mestrado e Doutorado.

Qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu?

Os cursos stricto sensu conduzem à obtenção de um grau acadêmico, e subdividem-se em dois ciclos. São mais demorados, e podem durar de dois a cinco anos. Já os lato sensu correspondem a cursos que se seguem à graduação e se destinam à especialização e ao aperfeiçoamento em uma área certa e limitada da profissão ou do saber. Esses cursos são mais abrangentes e direcionados para o mercado de trabalho, como as especializações e MBA’s.

Para que serve a CAPES?

A CAPES (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior) é o órgão do Ministério da Educação responsável pela avaliação e reconhecimento de cursos de pós-graduação stricto-sensu (mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado) em âmbito nacional.

Quais são os principais requisitos para a implantação de novos cursos de pós-graduação no Brasil?

A implantação de novos cursos de pós-graduação só é permitida se a proposta for submetida à avaliação da CAPES por meio do APCN (Aplicativo para Cursos Novos) e obter a aprovação e o reconhecimento por um comitê da CAPES.

E após a instalação, o que o curso precisa fazer?

Os cursos de especialização somente podem ser oferecidos por instituições de ensino superior já credenciadas que poderão oferecer cursos de especialização na área em que possui competência, experiência e capacidade instalada. A instituição credenciada deve ser diretamente responsável pelo curso (projeto pedagógico, corpo docente, metodologia etc.), não podendo se limitar a validar os certificados emitidos por terceiros, nem a delegar essa atribuição a outra entidade. Não existe possibilidade de delegação da sua competência e responsabilidade acadêmica.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes