Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Prouni. Tipos de Bolsas e faculdades participantes

Perguntas e respostas sobre o Prouni - Programa Universidade para Todos. Quem pode ser participar, como ele funciona e quais são os tipos de Bolsas? Faculdades que participam.

Página Inicial / Educação Superior & EAD

O que é o Prouni?

O Programa Universidade para Todos é um programa do Ministério da Educação criado em 2004 que oferece bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em instituições privadas de educação superior, para os cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros que não possuem diploma de nível superior.

Quem pode ser participar do ProUni?

Para participar é necessário ser estudante brasileiro que não possua diploma de curso superior, e se enquadrar em pelo menos uma das seguintes condições:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos não há requisitos de renda.

Como funciona o ProUni?

O processo seletivo do ProUni se dá duas vezes ao ano sendo dividido por semestres, no primeiro semestre ocorre o processo regular, neste é necessário que o candidato tenha participado da edição anterior do ENEM do ano vigente e tenha obtido pontuação mínima equivalente a 450 e nota acima de zero na redação. Já no segundo semestre ocorre o chamado processo de ocupação de vagas remanescentes, neste podem se inscrever pessoas que tenham participado do ENEM a partir da edição de 2010, porém também precisam ter obtido nota equivalente a 450 e nota maior que zero na redação.

Ambos os processos as inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site oficial do ProUni: http://siteprouni.mec.gov.br/

Quais são os tipos de Bolsas?

O Programa Universidade para Todos oferece dois tipos de bolsas sendo à bolsa integral que pode ser pleiteada por estudantes que possuam renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio e a bolsa parcial de 50% para estudantes que possuam renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

Quais são as faculdades participantes do ProUni?

Existem inúmeras faculdades particulares de todas as regiões do Brasil que oferecem vagas através do ProUni. Todas são reconhecidas pelo MEC e precisam ter avaliação positiva para entrar no Programa. A Cada ano varia o número de vagas e de faculdades participantes a cada edição do ProUni, os cursos e universidades participantes podem ser consultados na época das inscrições, pelo site do ProUni.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes