Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Sisu 2015: Inscrição, instituições e cursos disponíveis

Perguntas e respostas sobre o Sisu 2015: Inscrição, instituições de ensino superior que fazem parte do processo, cursos disponíveis e outras informações para os interessados.

Página Inicial / Educação Superior & EAD

O que é o SISU e para que ele serve?

A sigla significa Sistema de Seleção Unificado e na prática ele é um sistema do Ministério da Educação usado para fazer a seleção de pessoas que irão preencher as vagas nas universidades federais e outras instituições públicas de ensino. Para fazer a seleção é usado a nota do ENEM de todos os alunos que se inscreverem e ai os que tiveram melhores notas são selecionados para as instituições e cursos escolhidos.

Quem pode fazer a inscrição no SISU?

Qualquer pessoa que tenha feito a prova do Enem e deseja estudar em uma das instituições públicas de ensino superior que faça parte do SISU.

Qual o período de inscrição?

Em 2015 o período de inscrição é de 8 a 10 de junho.

Quais as instituições de ensino superior são participantes do SISU?

Fazem parte do SISU a maioria das universidades federais, os institutos federais de educação profissional e tecnológica e algumas universidades estaduais. A lista completa das instituições, bem como os cursos que elas oferecem pode ser consultada através deste link: http://sisu.mec.gov.br/cursos

O que é a chamada nota de corte?

Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Posso me inscrever para cursos a distância?

Não. O SISU faz a seleção de alunos para as vagas em cursos presenciais apenas. Os alunos interessados em cursos a distância em instituições públicas deverão procurar as próprias instituições onde desejam estudar pois elas têm vestibular próprio para esses cursos.

Existe cotas para o SISU?

Sim, o SISU usa a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para definir 50% das vagas para alunos que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas. Isto vale para as vagas em universidades federais, nos institutos federais de educação profissional e tecnológica e também nos centros federais de educação tecnológica.

Como funciona a lista de espera?

A lista de espera ocorre quando o aluno não é selecionado, mas ainda pode ser chamado em caso de desistência de algum candidato chamado. Todos que não foram selecionado ficam na lista de espera, mas evidentemente aqueles melhores classificados podem eventualmente ser chamados.

Onde obter mais informações?

O site do SISU tem um sistema de tira-dúvidas e ele pode ser acessado aqui: http://sisu.mec.gov.br/tire-suas-duvidas


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes