Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


UAB – Universidade Aberta do Brasil – Faculdade EAD gratuita

Perguntas e Respostas sobre a UAB - Universidade Aberta do Brasil e seus cursos superiores pela modalidade a distância de forma gratuita. Universidade pública na modalidade EAD.

Página Inicial / Educação Superior & EAD

O que é Faculdade EAD?

Faculdade EAD ou a distância é o nome usado para fazer referência aos cursos superiores em que muitas instituições oferecem usando as tecnologias atuais e um modelo adaptado para permitir que alunos ingressem e estudem sem precisar frequentar presencialmente as aulas na unidade física de instituição.

O que é a UAB?

É um programa do governo federal e não uma nova universidade. Através deste programa o governo procura articular nas instituições públicas de ensino superior já existentes, diversos cursos oferecidos na modalidade a distância a fim de atender uma parcela da população que não tem acesso ao ensino superior e principalmente para atender professores e profissionais da educação básica no Brasil.

Quais universidades fazem parte dela?

De certa forma qualquer pessoa pode fazer um curso a distância e gratuito pela Universidade Aberta do Brasil, mas o programa e os cursos oferecidos são voltados para os profissionais da educação básica. Como todos devem saber, existem professores que atuam na educação básica, mas não tem formação superior, apenas o antigo magistério. Os cursos da UAB são uteis para essas pessoas e outros profissionais da educação.

Os cursos oferecidos na Universidade Aberta são gratuitos?

Sim. Todas as instituições que participam da UAB são públicas e oferecem os cursos de graduação de forma gratuita.

Por que a USP e Unicamp não fazem parte da UAB?

Parece que as instituições que por hora fazem parte da Universidade Aberta do Brasil são as públicas federais e como a USP e Unicamp são estaduais, pelo menos por enquanto elas parecem não participar.

Contudo o governo do estado de São Paulo, mantem um programa parecido que é chamado de Univesp – Universidade Virtual do Estado de São Paulo, que funciona nos moldes parecidos com a UAB e neste programa estão as universidades públicas paulistas, incluindo a USP e Unicamp.

Como se inscrever para estudar na Universidade Aberta do Brasil?

Você deve procurar uma universidade pública federal e fazer a inscrição diretamente nesta instituição. Como explicado acima, a UAB não é uma nova universidade e portanto a inscrição, bem como a participação em qualquer curso é feito em uma instituição participante.

Qual a relação entre o SISU e a UAB?

O SISU é o Sistema Unificado do Seleção do MEC para as instituições públicas federais. Ele usa a nota do ENEM para escolher os alunos que irão preencher as vagas nas faculdades públicas federais, especialmente. Mas apenas para os cursos presenciais e como a UAB é um programa para a oferta de cursos a distância, logo o SISU não tem nenhuma relação direta.

Pode ser usado a Nota do Enem na UAB?

Cada universidade participante da UAB pode adotar formas diferentes para selecionar os alunos e pode até ser a Nota do ENEM, mas parece que na maioria dos casos para os cursos a distância é feito um vestibular a parte e não é usado a nota do ENEM. De qualquer forma, o melhor a fazer é verificar diretamente na instituição onde pretende estudar.

Onde obter mais informações?

Outras informações podem ser obtidas diretamente no site da instituição: http://uab.capes.gov.br


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes