Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Administração pública direta e indireta

Perguntas e respostas sobre administração pública direta e indireta. Como ela se divide, Quem é responsável por ela? Veja as respostas a essas perguntas

Página Inicial / Política

O que é administração pública?

Administração pública é a administração por parte do governo e suas instituições, dos órgãos, verbas e instituições públicas por meio de serviços, obras, licitações e entre outras formas. Trata-se de um conjunto de normas, princípios jurídicos, que mantém a ordem pública e a preservação dos bens jurídicos públicos. É a administração pública que cuida do bom funcionamento de um estado, município e do país como um todo.

Como ela se divide?

A administração pública divide-se em duas formas, sendo elas direta e indireta, cada uma responsável por uma determinada relação de assuntos.

Qual a diferença entre administração pública direta e indireta?

Ela cuida da prestação do serviço por parte do governo, seja federal, estadual, ou municipal, tratando-se dos serviços oferecidos pelos próprios governos, sem interferência de empresas como autarquias, por exemplo.

Quem é responsável pela adm direta?

É de responsabilidade do governo, seja ele municipal, estadual, ou federal, pois se trata dos serviços por estes prestados, não sofrendo interferência de empresas criadas pelo poder público, como hospitais, polícia e entre outros órgãos responsáveis pela prestação de serviços básicos.

Quem é responsável pela adm indireta?

É de responsabilidade também do governo, porém não é diretamente administrada e pode ser classificada de acordo com seus fins, podendo ser uma autarquia, fundação, ou empresa de economia mista (como Petrobrás). A administração é feita por parte do governo, porém não são realizados trabalhos diretamente pelo governo.

Por que ela tem essa divisão de direta e indireta?

É através desta distinção que os serviços podem ser oferecidos de maneiras diferentes e mais eficientes, uma vez que existem serviços que o governo não pode realizar sem o auxílio de outros órgãos e empresas especializadas.

Elas são necessárias?

Sim. A administração pública é necessária para manter a ordem do Estado de modo geral, sendo indireta, ou direta, os fins são sempre os mesmos, desde que modifiquem-se de alguma forma, mas buscam sempre melhorar de alguma forma o ambiente em que a população vive, seja através de obras, melhorias propriamente ditas, transporte, saúde, educação e entre outras necessidades.



 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes