Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Administração pública e administradores públicos. Conceito, divisão e mais

Perguntas e respostas sobre administração pública. Como ele se divide? Quais são as entidades que fazem parte dela? Quem são os administradores públicos?

Página Inicial / Política

O que é Administração Pública?

A administração pública é um conjunto de atos normativos que cuidam da administração e gerenciamento de bens e órgãos públicos, patrimônios que devem ser zelados, cuidados pelos administradores públicos, bem como agentes e serviços que são oferecidos pelo governo. Pode ser entendida também como o próprio conjunto de obras estatais, estas, por sua vez, servem o povo e as necessidades do Estado.

Quem são os administradores públicos?

O administrador, ou gestor público é aquele que cuida dos órgãos estatais e da administração pública de modo geral, podendo ser o próprio presidente da república, os govenadores e prefeitos, assim como os agentes responsáveis por determinados órgãos, são os responsáveis por administrar as verbas que são destinadas a eles para obras, melhoras em determinadas áreas, operações e assuntos da população em geral.

Como é feita a administração pública?

A administração, ou gestão pública se dá por meio de leis pré-aprovadas que regulem a administração pública, em resumo, se não há uma lei que permita, que obrigue o administrador público a realizar determinada tarefa, não se pode realiza-la. O chefe de Estado (presidente da república) destina verbas para todas as áreas, como saúde, educação e segurança pública, tais verbas são repassadas para os demais estados e municípios, onde seus responsáveis devem administrar e procurar melhorar as condições dos órgãos públicos. Quanto aos agentes, estes responsabilizam-se por cuidar daquilo ao que são incumbidos, geralmente os responsáveis pelos órgãos e seu bom funcionamento, como secretários, por exemplo.

Do que cuida a administração pública?

É a administração pública que cuida da segurança pública e do policiamento, das estradas, escolas e da educação, dos hospitais e da saúde de maneira ampla, dos órgãos estatais que se responsabilizam por zelar pelo estado, ou município, do transporte público, das relações internacionais, dos ministérios e tudo que envolva o funcionamento do país de modo geral.

Como de divide a administração pública?

A administração pública divide-se em direta e indireta, sendo os órgãos dirigentes (país, estado e município) e as entidades que possuem personalidade jurídica própria, patrimônio e autonomia administrativa, respectivamente.

Quais são as entidades que fazem parte da administração pública?

São as entidades: empresas públicas, autarquias, empresas de economia mista e fundações públicas.

Como a administração pública realiza as obras e serviços?

Através dos impostos, o poder público arrecada dinheiro, que é administrado pelo chefe de Estado, responsável por destinar as verbas e dividir o dinheiro de maneira justa e ética, atendendo cada localidade com suas necessidades. Quando uma obra, serviço, melhoria, ou projeto precisa ser realizado, o administrador público utiliza a verba que lhe foi destinada e, por meio de licitação, escolhe de forma unânime e justa a empresa que irá prestar os serviços. Após a escolha, a empresa ficará responsável pelo serviço prestado, pela construção, ou qualquer outra função a que seja destinada.



 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes