Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Marinha do Brasil. Como ingressar, navios brasileiros, frota da Marinha e mais

Perguntas e respostas sobre o que é a Marinha do Brasil? Como ingressar? Quais são os navios brasileiros na frota da Marinha? Qual o distintivo e meios que ela atua.

Página Inicial / Política

O que é a marinha do Brasil?

A Marinha do Brasil é um dos “braços” das Forças Armadas do Brasil, que fica responsável pelas operações marítimas e navais. A Marinha Brasileira é a segunda maior da América, ficando atrás dos EUA.

Como ingressar na Marinha?

É possível ingressar de duas formas: pelo alistamento obrigatório aos 18 anos ou seguindo carreira. No alistamento é feita uma sequencia de testes físicos e mentais para aprovação neste processo seletivo. Para seguir carreira é necessário realizar concurso público, de nível básico, médio e superior.

Como é o distintivo da Marinha?

O distintivo é basicamente formado por um círculo com uma coroa no topo. A coroa Um diadema de ouro, ornamentado de pedrarias, com quatro popas de Galeão e quatro velas redondas, brancas, sendo visíveis apenas uma popa, duas velas e duas meias popas. Ela representa todos os distintivos da Marinha. O círculo é formado por Uma âncora de ouro sobre campo circular azul, limitado por um cabo, em ouro, e encimado pela Coroa Naval. Na parte superior do campo, em letras de ouro, as palavras Marinha do Brasil, dispostas em semicírculo na orla. O distintivo da Marinha Brasileira é usado em embarcações miúdas, publicações e papéis de expediente interno; louças e vidros de mesa; e em outros objetos usados internamente na Marinha.

Quais os meios em que a Marinha atua?

Atualmente a Marinha dispõe de combatentes e veículos aéreos, terrestres e marítimos, dividindo seus meios em Aviação Naval Brasileira, Corpo de Fuzileiros Navais e Grupamento de Mergulhadores de Combate.

Quais são os navios brasileiros na frota da Marinha?

Em 32 modelos de embarcações, 92 do total dos navios são brasileiros. Existem navios Japoneses, Noruegueses, dos EUA, Reino Unido, Alemanha, França e Itália. Cada um dos navios tem, além da origem, seu nome único, tipo e número de amura. As embarcações também existem para diferentes finalidades, por exemplo: navios de pesquisa, navios-museu, distritais e de esquadra.

Quais os outros meios de transporte da frota da Marinha?

A marinha tem um total de 7 aeronaves, divididas em um avião e seis helicópteros. Os modelos são: AF-1/AF-1A Skyhawk, SH-16 – SeaHawk, UH-14 – Super Puma, UH-15 – Super Cougar, AH-11A – Super Lynx, UH-12/13 – Esquilo, IH-6B – Bell Jet Ranger. Além das aeronaves a Marinha tem 12 veículos terrestres, divididos em 8 caminhões e 4 blindados.



 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes